Os supermercados mais rentáveis em Espanha
Os grupos de distribuição alimentar cuja estratégia está mais orientada para o preço e para a expansão de lojas de proximidade estão a ganhar a corrida em Espanha
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Rita Gonçalves
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Os grupos de distribuição alimentar cuja estratégia está mais orientada para o preço e para a expansão de lojas de proximidade estão a ganhar a corrida em Espanha e a consolidar-se como as empresas mais rentáveis do sector, segundo o Expansión.
Mercadona, Lidl e Dia, conseguiram melhorar a rentabilidade com uma forte aposta no preço baixo e na marca própria.
O aumento das vendas, com cestas de compras mais recheadas, assim como melhorias na gestão interna, são os segredos do êxito desta estratégia e a chave que permite compensar e ajustar as margens, revela o jornal espanhol.
No último exercício, a Mercadona não só consolidou a posição de operador número 1 da Distribuição alimentar em Espanha em facturação, como também se tornou a empresa mais rentável do sector. Por cada 100 euros de receitas, a companhia obteve um lucro de 2,90 euros. Em 2006, esta cifra registou 1,99%.
Seguem-se as cadeias Lidl e Dia, com taxas de rentabilidade de 2,14% e 1,56%, respectivamente.
No caso do Grupo Dia, o mercado espanhol representou 42,6% do volume de negócios consolidado em 2012. A estratégia passou por renovar alguns estabelecimentos para transformá-los num novo conceito – Dia Market – supermercados de pequenas dimensão localizados nos centros da cidades.
Este modelo de proximidade tem beneficiado com as alterações nos hábitos de consumo dos consumidores que preferem ir comprando os bens em lojas mais próximas com o objectivo de controlar os gastos, comprando apenas aquilo que necessita.