Os supermercados mais rentáveis em Espanha
Os grupos de distribuição alimentar cuja estratégia está mais orientada para o preço e para a expansão de lojas de proximidade estão a ganhar a corrida em Espanha
Rita Gonçalves
Nacex prevê aumento de 25% da sua atividade durante a campanha de Black Friday
Solução desenvolvida por empresa portuguesa revoluciona a comunicação corporativa
Bolo-rei do Pingo Doce nasce de uma parceria com a centenária Versailles
Pendular apresenta nova solução de e-commerce
Grupo os Mosqueteiros apresenta a segunda edição da Campanha Compromisso
Jornadas FENAREG debatem a 26 e 27 de novembro os desafios e investimentos do regadio
Indústria alimentar e bebidas aumenta exportações em 10,2% entre janeiro e setembro
Porto recebe conferência sobre democracia e inteligência artificial
Preço do cabaz alimentar voltou a subir
Pingo Doce e GNR juntos em campanha solidária para apoiar idosos que passam o Natal sozinhos
Os grupos de distribuição alimentar cuja estratégia está mais orientada para o preço e para a expansão de lojas de proximidade estão a ganhar a corrida em Espanha e a consolidar-se como as empresas mais rentáveis do sector, segundo o Expansión.
Mercadona, Lidl e Dia, conseguiram melhorar a rentabilidade com uma forte aposta no preço baixo e na marca própria.
O aumento das vendas, com cestas de compras mais recheadas, assim como melhorias na gestão interna, são os segredos do êxito desta estratégia e a chave que permite compensar e ajustar as margens, revela o jornal espanhol.
No último exercício, a Mercadona não só consolidou a posição de operador número 1 da Distribuição alimentar em Espanha em facturação, como também se tornou a empresa mais rentável do sector. Por cada 100 euros de receitas, a companhia obteve um lucro de 2,90 euros. Em 2006, esta cifra registou 1,99%.
Seguem-se as cadeias Lidl e Dia, com taxas de rentabilidade de 2,14% e 1,56%, respectivamente.
No caso do Grupo Dia, o mercado espanhol representou 42,6% do volume de negócios consolidado em 2012. A estratégia passou por renovar alguns estabelecimentos para transformá-los num novo conceito – Dia Market – supermercados de pequenas dimensão localizados nos centros da cidades.
Este modelo de proximidade tem beneficiado com as alterações nos hábitos de consumo dos consumidores que preferem ir comprando os bens em lojas mais próximas com o objectivo de controlar os gastos, comprando apenas aquilo que necessita.