Marca branca ganha quota nos aguardentes
Vendas de aguardente no retalho alimentar somaram 15,3 milhões de euros, segundo análise da consultora AC Nielsen
Rita Gonçalves
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As vendas de aguardente no retalho alimentar somaram 15,3 milhões de euros entre Maio de 2012 e o mesmo mês deste ano, menos 6% face ao período homólogo, segundo uma análise da Consultora AC Nielsen (Ano móvel findo na semana 24/2013).
Em volume, as vendas também caíram (-11%) para 1,2 milhões de litros.
Apesar de as marcas de fabricante dominarem o mercado com 98% da quota de mercado, as marcas brancas e primeiros preços aumentaram a quota em 7% enquanto as marcas de fabricante perderam 6% da participação.
C.R.&F., Macieira, Croft, Constantino e Fim de Século, constituem, respectivamente, as marcas líderes em valor, numa das categorias que mais perde vendas no sector das bebidas espirituosas.
Um total de 59% das vendas de aguardente são feitas nos supermercados. 6% dos lares portugueses compraram esta bebida no último ano, em média duas vezes, e despenderam 10,59 euros por visita.