Estudo: Biodiesel reduz emissões de partículas para atmosfera
“O aumento da percentagem de biodiesel nos motores a gasóleo pode reduzir significativamente as emissões de partículas para a atmosfera”
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Rita Gonçalves
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O aumento da percentagem de biodiesel nos motores a gasóleo pode reduzir significativamente as emissões de partículas para a atmosfera, revela um estudo realizado pela empresa alemã Regineering GmbH.
Os testes efectuados em motores diesel, semelhantes aos utilizados pela maioria dos veículos comercializados pelos fabricantes de automóveis, demonstram que a redução de partículas pode chegar aos 26% se for utilizada uma solução de gasóleo com 30% de biodiesel e até 43% se for utilizada uma solução 100%. Resultados que comparam com o gasóleo à venda nos postos de combustível que inclui 7% de biodiesel.
As conclusões demonstram ainda que o aumento do “diesel verde” não faz subir os consumos nem altera as restantes performances dos motores. “A explicação para estes resultados está no equipamento e tecnologia utilizados actualmente pelos fabricantes que facilitam a adaptação dos motores às características do combustível utilizado”, garante o estudo.
Para a APPB – Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis – este estudo vem demonstrar que existem soluções que podem diminuir as emissões poluentes no sector dos transportes rodoviários, factor crítico de sucesso para diminuir os efeitos nefastos das alterações climáticas. “O biodiesel é também uma forma de diminuir a crónica dependência do petróleo. No caso português, é também uma oportunidade de desenvolvimento económico, permitindo que se aproveitem terras abandonadas para a produção de soja e colza, cujos óleos permitem fabricar o biocombustível e cujas plantas não concorrem com a alimentação humana”.
A APPB lembra que até 2020, a União Europeia quer garantir que 20% da energia consumida nos 28 estados-membros seja proveniente de fontes renováveis. “Aumentar a percentagem de biodiesel no gasóleo é um forte contributo para atingir esta meta, sem prejudicar a mobilidade e sem encargos económicos para os proprietários de veículos ou os fabricantes. Em Portugal, já existe capacidade instalada para aumentar a incorporação de biodiesel no gasóleo caso os decisores políticos assim o permitam”.