Marcas brancas arrefecem em França
A maior quebra registou-se nos primeiros preços. As variedades mais económicas passaram de uma quota de 13,3 para 12,7%
Rita Gonçalves
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O crescimento das marcas da distribuição (MDD) está a arrefecer em França, segundo um estudo da consultora Kantar Worldpanel, citado pela InfoRetail, que cifra a quota de mercado destas marcas em 38,4%, menos 0,5 pontos percentuais do que há um ano.
A maior quebra registou-se nos primeiros preços (variedades mais económicas) que passaram de uma quota de 13,3 para 12,7%. Quanto às clássicas MDD, essas, crescem ligeiramente (22,7% para 23%).
“Estas cifras não dizem respeito a uma situação pontual mas uma tendência de longo prazo”, explica a consultora, acrescentando que “o peso destas marcas se manteve em França estagnado nos últimos quatro anos, enquanto, por exemplo, em Espanha estas marcas cresceram 5 pontos percentuais no mesmo período.
Entre as principais causas deste arrefecimento está a preocupação com a saúde e a confiança depositada pelos consumidores nas marcas de fabricante e nas suas regulares promoções, assim como a quebra registada no canal discount, conclui a mesma fonte.
O estudo sublinha que a saúde é, depois do desemprego, a questão que mais preocupa os franceses que procuram cada vez mais informação redobrada sobre os produtos que consomem.