Comércio local é prioritário para o consumidor
A maioria dos europeus ainda prefere visitar o comércio local e os centros comerciais urbanos por oposição à compra de produtos online ou em espaços de retail fora da cidade
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Rita Gonçalves
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A maioria dos europeus ainda prefere visitar o comércio local e os centros comerciais urbanos por oposição à compra de produtos online ou em espaços de retail fora da cidade, revela um novo estudo da consultora imobiliária CBRE.
Numa altura em que, na Europa, se regista um nível sem precedentes de acesso do consumidor à Iinternet, a CBRE questionou mais de 10.000 consumidores na Europa para descobrir como e onde compram.
O estudo, ‘How We Shop: Inside the Minds of Europe’s Consumers’ , revela que, embora o comércio online continue a crescer em termos de atractividade, os consumidores não pretendem mudar radicalmente os seus hábitos de consumo nos próximos anos e a esmagadora maioria ainda não aderiu completamente às novas tecnologias e às ferramentas digitais, como os códigos QR.
Para dois terços dos consumidores, o preço dos produtos, a limpeza, a segurança e a facilidade de acesso, são os factores mais importantes quando escolhem o local onde comprar. Um terço dos inquiridos e mais de metade da faixa etária mais jovem também consideram o entretenimento e o lazer factores importantes.
Apesar da concorrência do comércio online e do retalho fora das cidades, os centros comerciais urbanos e o comércio de rua em zonas ‘prime’ continuam a ser a opção preferida dos consumidores europeus, conclui o estudo da consultora imobiliária.