Discount bate hipermercado em Espanha
O canal discount já vende mais do que os hipermercados em Espanha
Rita Gonçalves
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O canal de supermercados fechou 2012 com uma quota de mercado de 42,2%, na venda de alimentação e bebidas (incluindo frescos) em Espanha, segundo dados apresentados por Miguel Arias Cañete, ministro de Agricultura espanhol, citados pela inforetail.
Os supermercados aumentaram a quota de mercado em 1,9 pontos percentuais. Também o canal discount aumentou a quota de mercado em 1,8 percentuais para 15,2%. O hipermercado, por sua vez, perdeu 0,2 pontos percentuais de quota de mercado para 14,5%.
Na compra de produtos frescos, as lojas tradicionais alcançaram uma quota de mercado de 38,4%, menos 1,1 pontos percentuais. Os supermercados detém o segundo lugar na compra de perecíveis – 31,4% (+3,9 pp). Em relação ao resto dos produtos, a quota de mercado do supermercado é superior a 50%.
Vinhos de mesa, batatas fritas, fruta fresca, foram os produtos que mais aumentaram vendas, pelo contrário, azeite, vinhos DO, pescado e leite, foram os mais penalizados pelos consumidores no ano passado.
O ministro Arias Cañete referiu-se à indústria alimentar como “um dos cinco sectores estratégicos para a recuperação económica do país”. Esta indústria exportou 36.000 milhões de euros em 2012.