DIA lança novo formato em 2014
A DIA vai lançar novos formatos de loja em Espanha e desenvolver a cadeia de drogaria Schlecker

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
“Estamos a trabalhar para lançar novos formatos de loja em 2014, ao mesmo tempo que vamos intensificar a insígnia Dia Fresh e desenvolver o conceito de estabelecimentos Schlecker”.
A revelação dos planos da DIA, que em Portugal detém a cadeia Minipreço, para Espanha, saiu da boca do director comercial da cadeia no país vizinho, Luis Martínez.
A implementação dos formatos Dia Market e Dia Maxi foi um êxito, referiu Martínez, citado pela revista inforetail. As duas insígnias representam actualmente 83% das ventas da retalhista em Espanha, quando em 2008 eram responsáveis por apenas 14% da facturação.
“É por isso que estamos a trabalhar para lançar novos formatos, é preciso inventar constantemente para que as lojas funcionem. Os supermercados da DIA que foram transformados no formato Market e Maxi aumentaram as suas vendas entre 5 e 15%”.
Além de ter um plano de aberturas para massificar a insígnia Dia Fresh no próximo ano, a cadeia de distribuição, ambiciona ainda desenvolver rede de lojas Schlecker, sem alterar a essência do negócio, porque apresenta “grande potencial, como se pode comprovar com o desempenho da insígnia na Alemanha”.
Potenciar a abertura de novas lojas através do franchising é mais um objectivo para 2014. “Em, 2012, as franquias representaram 44% das ventas da empresa” (contra 29% em 2008).