Cartrack quer facturar €4 milhões em 2013
O negócio da Cartrack na Europa facturou 3 milhões de euros em 2012. O objectivo da especialista em soluções de segurança e gestão de frota é alcançar os 4 milhões este ano
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Entrevista a Madalena Santos, Directora de Marketing da Cartrack
O negócio da Cartrack na Europa facturou 3 milhões de euros em 2012. O objectivo da especialista em soluções de segurança e gestão de frota é alcançar os 4 milhões este ano
Que balanço faz do negócio da Cartrack em Portugal desde o seu nascimento até hoje?
Quando a Cartrack iniciou actividade em Portugal, a ideia era seguir o caminho de sucesso da África do Sul e apostar no produto de Segurança e de Recuperação de Viaturas Roubadas. No entanto, rapidamente percebemos que a nossa tecnologia e o seu desenvolvimento, permitiam a criação de um produto / serviço de enorme valor para as empresas: os sistemas de monitorização e gestão de frotas em tempo real.
Desde o início 2009 até agora, a Cartrack tem seguido um caminho consistente, marcado pelo sucesso. Com um crescimento constante, ultrapassámos os 40 colaboradores, as 16.000 viaturas e os 3000 clientes.
Qual a estratégia da Cartrack para fazer crescer o negócio em Portugal?
A Cartrack Portugal deve muito do seu sucesso ao produto empresarial. No entanto, temo-nos instalado no mercado, também como a fornecedora do melhor produto e serviço de segurança automóvel. Isto porque acreditamos que a melhor forma de o fazer é estando o mais próximos e dedicados possível aos nossos clientes.
Somos a única empresa no mercado a ter uma Sala de Controlo a funcionar 24 horas por dia, pronta a receber e lidar com todos os alertas ou pedidos dos nossos clientes, com operadores especializados e treinados para guiarem todo o processo de recuperação ou emergência relacionadas com o automóvel.
Quais as principais tendências de mercado nacional nos sectores onde operam – segurança e gestão de frota?
No mercado da segurança, acreditamos que o produto/serviço que oferecemos se está a tornar cada vez mais necessário e requisitado. A realidade é que, nos dias que correm, os roubos e a insegurança têm vindo a aumentar. Consequentemente, a necessidade e o despertar do alerta para estes pedidos tem crescido.
Da mesma forma, as empresas sentem necessidade de fazer face aos tempos difíceis que se atravessam. Procuram, não só uma solução de segurança, mas também, e acima de tudo, uma solução que permita o corte nos custos e a eliminação de desperdícios. E é isso que o sistema de Gestão de Frotas da Cartrack permite. Com uma gestão rigorosa, através de alertas, relatórios e visualização em tempo real, consegue poupar-se em quilómetros extra, combustível e manutenção de viaturas, entre muitos outros.
Quem é o público-alvo das vossas soluções?
Temos um público-alvo muito vasto. Qualquer proprietário de um veículo é um potencial cliente.
Em veículos de clientes particulares, é uma ferramenta de segurança extra. Para empresas com frotas, ainda que pequenas, é também uma fonte de poupança e aumento de eficiência.
A expansão para Espanha e Polónia deu-se através da filial portuguesa?
A estratégia passou por estabelecer e estabilizar o negócio em Portugal, perceber as necessidades e definir a melhor estratégia para o fazer, para depois a conseguirmos replicar, de uma forma mais facilitada, nos países que escolhêssemos para a expansão europeia.
A criação do zero do negócio em Portugal, cuja realidade seria obrigatoriamente muito diferente da que se testemunhava nos países africanos, ensinou-nos muito, fez-nos cometer muitos erros e perceber quais seriam os melhores caminhos para atingir a solidez e dimensão que pretendíamos. Este conhecimento permitiu que o processo inicial tenha estado muito mais facilitado em Espanha e na Polónia, evitando-se algumas das “dores de crescimento” que tivemos em Portugal.
É possível que a equipa de Desenvolvimento e Investigação em Portugal se torne o Centro de Desenvolvimento da Cartrack a nível mundial?
É possível que se torne um dos principais centros de desenvolvimento, sim.
A necessidade de desenvolvimento, que se mantém constante, da solução de Gestão de Frotas tornou imprescindivel uma equipa de desenvolvimento em Portugal, para tornar a resposta aos pedidos mais imediata e eficaz. Por esta razão, e com o crescimento da Cartrack Portugal e Europa, foi sendo cada vez mais importante o crescimento desta equipa. Actualmente, é aqui que respondemos à maior parte dos pedidos de Portugal, Espanha e Polónia, tendo-se tornado este num dos centros de desenvolvimento mais importantes.
Ambicionam expandir o negócio para novos países europeus ou outros mercados do Mundo?
Apesar de considerarmos a Cartrack Portugal já muito estabilizada, sempre com a ambição de continuar a crescer, Espanha e Polónia ainda estão nesse caminho. Assim, antes de dispersarmos a nossa atenção para outros países, consideramos importante dar todo o apoio e atenção aos mercados que já existem.
Qual o vosso volume de negócios no ano passado e qual a evolução estimada para este ano?
Em termos globais, no grupo europeu, foi de 3 milhões de euros. O nosso objectivo é atingirmos os 4 este ano.
A Cartrack assume-se líder de mercado. Qual a quota da empresa em Portugal?
A Cartrack acabou 2012 com cerca de 16.000 viaturas e tem como objectivo atingir as 20.000 até final do ano 2013.