Marcas brancas ganham quota em 2012
As marcas de fabricante, por outro lado, perderam 1,3 pontos percentuais de quota de mercado no ano passado
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Rita Gonçalves
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As Marcas da Distribuição reforçaram em 1,3 pontos percentuais a quota de mercado em 2012 para 37%.
As marcas de fabricante, por outro lado, perderam 1,3 pontos percentuais de quota de mercado no ano passado.
O volume de negócios do sector da distribuição moderna (retalho alimentar + não alimentar) alcançou 20.636 milhões de euros em 2012, menos 1,9% face ao ano anterior.
O retalho alimentar conseguiu aumentar as vendas em 1,3% para 12.451 milhões de euros, mas o volume de negócios do sector não alimentar derrapou 6,4% para 8.185 milhões de euros, revela o Barómetro da APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição). Entretenimento e papelaria, bens de equipamento e vestuário, são as categorias mais afectadas no retalho não alimentar.
Apesar de o volume de vendas do retalho alimentar ter aumentado 1,3%, o número de actos de compra praticamente estagnou (0,2%) e o preço médio subiu 7,4% (não actividades promocionais).
Os supermercados continuam a ser os locais preferidos dos portugueses para ir às compras. Este formato fechou 2012 com uma quota de mercado de 45,1%, mais 1,4 pontos percentuais face ao ano anterior, segundo dados da consultora AC Nielsen, citados no Barómetro. Os Hipers respondem por 23,7% de quota de mercado e os Discounters por 15,4%.