Marcas brancas ganham quota em 2012
As marcas de fabricante, por outro lado, perderam 1,3 pontos percentuais de quota de mercado no ano passado
Rita Gonçalves
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
As Marcas da Distribuição reforçaram em 1,3 pontos percentuais a quota de mercado em 2012 para 37%.
As marcas de fabricante, por outro lado, perderam 1,3 pontos percentuais de quota de mercado no ano passado.
O volume de negócios do sector da distribuição moderna (retalho alimentar + não alimentar) alcançou 20.636 milhões de euros em 2012, menos 1,9% face ao ano anterior.
O retalho alimentar conseguiu aumentar as vendas em 1,3% para 12.451 milhões de euros, mas o volume de negócios do sector não alimentar derrapou 6,4% para 8.185 milhões de euros, revela o Barómetro da APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição). Entretenimento e papelaria, bens de equipamento e vestuário, são as categorias mais afectadas no retalho não alimentar.
Apesar de o volume de vendas do retalho alimentar ter aumentado 1,3%, o número de actos de compra praticamente estagnou (0,2%) e o preço médio subiu 7,4% (não actividades promocionais).
Os supermercados continuam a ser os locais preferidos dos portugueses para ir às compras. Este formato fechou 2012 com uma quota de mercado de 45,1%, mais 1,4 pontos percentuais face ao ano anterior, segundo dados da consultora AC Nielsen, citados no Barómetro. Os Hipers respondem por 23,7% de quota de mercado e os Discounters por 15,4%.