Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro
Rui Nabeiro: “Retalho dinamiza sector do café”
“Num cenário de mudança de hábitos de consumo, onde o consumidor final tende a consumir mais café em casa, as vendas no retalho têm contribuído para a dinamização do sector”, revela em entrevista ao Hipersuper o Presidente da Associação Industrial e Comercial do Café
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Rita Gonçalves
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Entrevista a Rui Miguel Nabeiro, Presidente da Associação Industrial e Comercial do Café
“Num cenário de mudança de hábitos de consumo, em que o consumidor final, um pouco por todo o mundo, tende a consumir mais café em casa, sem, no entanto, se privar desse hábito, as vendas no retalho têm contribuído para a dinamização do sector”, revela em entrevista ao Hipersuper o Presidente da Associação Industrial e Comercial do Café
Segundo o INE, em 2012, as exportações de café ultrapassaram os 50 milhões de euros. Qual é a estratégia da Associação Industrial e Comercial do Café nos mercados externos?
A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) é uma associação patronal sem fins lucrativos, cujo principal objectivo é promover e divulgar o café e apoiar todo o sector industrial e comercial que lhe está associado, no estrito respeito pelas normas do ordenamento jurídico português. Dessa forma, tendo em conta o volume de exportações registado, o mercado internacional assume, de facto, uma importância extrema no sector do café, em Portugal. Nesse sentido, a AICC trabalha de forma contínua para ajudar as empresas portuguesas no processo de internacionalização. A presença na Alimentária & Horexpo, que este ano tinha como lema “Novos Compradores, Novos Mercados, Novas Oportunidades”, foi mais um passo nesse sentido. A AICC e o Capítulo Português da SCAE (Speciality Coffee Association of Europe) apostaram na criação de um espaço único, o Coffee Lounge Experience, convidando todos os visitantes a descobrirem mais sobre o café, os benefícios e o seu papel e importância no mercado nacional e internacional.
Quais os países com mais peso para o sector do café nacional?
De acordo com dados estatísticos do INE relativos a 2012, Espanha, Alemanha e Grécia são os mercados com maior representatividade no que diz respeito a exportação de café, sendo que Espanha é responsável por quase metade do valor total de exportações.
E quais são, por outro lado, os países onde há mais potencial para os operadores portugueses?
Cada empresa deve ter a sua estratégia. Não cabe à AICC substituir-se aos seus associados.
Quais as grandes tendências de consumo do sector do café em Portugal e no Mundo?
A maioria dos portugueses continua a beber café fora de casa mas, de facto, o consumo em casa tem vindo a aumentar nos últimos dois anos, registando-se uma aproximação aos hábitos de consumo de café verificados no resto da Europa, ou seja uma redução do peso do consumo do canal Horeca no consumo total.
Num cenário de mudança de hábitos de consumo, em que o consumidor final, um pouco por todo o mundo, tende a consumir mais café em casa, sem, no entanto, se privar desse hábito, as vendas no retalho têm contribuído para a dinamização do sector.
Segundo dados da Nielsen, o início do ano pautou-se por um aumento de valor em +46% e de volume em +30% relativo às cápsulas, apresentando quotas de 105 milhões de euros e 2586 toneladas, respectivamente.
Como evoluiu o consumo de café em Portugal e como se compara face a Europa ou o resto do Mundo?
Num contexto em que cerca de 80% dos portugueses ingere diariamente café, a bebida aparece associada a hábitos sociais e tradições, como traço distintivo da cultura portuguesa. De uma forma geral, os portugueses preferem o “café expresso”, um tipo de café que, sendo comum também em outros países do sul da Europa, em Portugal apresenta características únicas que definem o Expresso Português.
De acordo com os últimos dados da ECF (European Coffee Federation) relativos a 2011, a diferença de consumo de café entre portugueses e os congéneres europeus está mais estreita: a média de consumo de café em Portugal ronda os 4,7 kg por pessoa/ano enquanto nos países europeus se situa perto dos 6,4 kg por pessoa/ano.
Neste momento, segundo dados Nielsen, o mercado de café em Portugal vale 424.441.528 euros. À escala global, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo e a segunda matéria-prima comercializada em todo o mundo (a seguir ao petróleo).