As 4 tendências-chave das latas de bebidas
Latas permitem tirar partido da embalagem e das potencialidades do marketing para “seduzir” o consumidor
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
As latas são actualmente mais do que simples embalagens para produtos massificados. Além das funcionalidades óbvias, as latas permitem tirar partido da embalagem e das potencialidades do marketing para “seduzir” o consumidor.
O estudo realizado pela Beverage Can Makers Europe (BCME) concluiu ainda que “o consumo é frequentemente um acto de auto-identificação, onde os consumidores procuram produtos que ajudem a reforçar o seu desejo de identidade consigo mesmos e com os outros – lugar onde a lata está bem posicionada ajudando a alcançar a portabilidade e a ubiquidade”.
As 4 tendências-chave identificadas pela BCME são: fragmentação do mercado/individualismo; poder feminino; vida autêntica; e polarização do mercado/premium versus discount.
“Como fragmentação de mercado/individualismo entende-se o consumidor moderno que é, hoje em dia, identificado como parte de nicho de mercado onde existe uma clara diferenciação entre os consumidores de bebidas energéticas”.
Através deste estudo, notou-se “uma clarividência sobre o poder de decisão de compra das mulheres, levando muitos marketers a aderir ao conceito “make it pink” por forma a tornar o produto mais apelativo para o público feminino. O balanço entre a saúde e a sustentabilidade, em conjunto com o hedonismo, foram as tendências apontadas neste estudo que realçou a importância de colocar um produto como “premium” ou artigo de luxo, visto serem características cada vez mais procuradas tanto em produtos alimentares, como em bebidas de lata”.
Entre as vantagens das latas, destacam-se o facto de estar “mais fina (o que a torna mais amiga do ambiente, entre outras vantagens), segura, e ser de fácil abertura”.