Kaizen Institute distingue gestão de informação na Sonae
Prémio reconhece a melhoria na qualidade e no prazo de reporte da informação, que oferece à gestão melhores bases de apoio à decisão
Rita Gonçalves
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A Sonae foi distinguida pelo Kaizen Institute pelo projecto de melhoria contínua implementado na Direcção de Serviços Administrativos (DSA).
O prémio “Kaizen Lean 2012 – menção honrosa Excelência na Qualidade” reconhece o trabalho inovador realizado pela DSA na optimização da gestão dos processos administrativos, garantindo a qualidade e pontualidade da informação financeira, fiscal e de gestão de todos os negócios de retalho da Sonae.
“O projecto reforçou a eficiência e a eficácia dos serviços, tendo contribuído para desenvolver e aprofundar o trabalho de equipa. Este prémio reconhece a melhoria na qualidade e no prazo de reporte da informação, que oferece à gestão melhores bases de apoio à decisão, favorecendo a criação de valor nos negócios”.
As melhorias “conduziram a uma redução do tempo de processo e proporcionaram, desta forma, mais tempo de análise, com significativos incrementos na qualidade da informação produzida. O prazo de fecho de contas reduziu do 8º dia útil para o 6º dia útil, de forma sustentada, estando em marcha projetos em sistemas que permitirão alcançar o 5º dia útil”, explica uma nota de imprensa da Sonae.
O projecto que envolveu 370 colaboradores impulsionou uma “mudança cultural na DSA”, com grande impacto na motivação das equipas.
10 mil facturas por dia
O volume de mercadorias e de serviços que todos os dias entram e saem das cerca de mil lojas e entrepostos da área de retalho da Sonae, em Portugal e Espanha, implica “processos administrativos robustos e bem dimensionados capazes não só de responder a requisitos de qualidade, fiabilidade e controlo, mas também capazes de adequação a cada um dos negócios (alimentar, desporto, electrónica, têxtil, viagens, saúde ou restauração)”.
“A complexidade e dimensão do volume de informação a tratar é enorme. A DSA recebe mais de 10.000 facturas de fornecedores por dia, o que corresponde a cerca de 2,8 milhões por ano. Apesar disso, conseguimos níveis de eficiência que são referência internacional no sector, quer pela implementação da factura electrónica – que em 2012 atingiu cerca de 90% nas mercadorias – quer pelos vários projectos de melhoria contínua que estamos permanentemente a implementar”, remata a Sonae.