FIPA: Construir a marca “Portugal” pode levar uma década
“Tem de haver um investimento massivo e periódico para promover a imagem de Portugal no exterior, o grande problema é que isso pode levar uma década a ser construído”, acredita Jorge Henriques
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Rita Gonçalves
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Construir a marca “Portugal” no exterior é um desígnio nacional, mas pode levar uma década a implementar.
Quem o diz é Jorge Henriques, Presidente da FIPA, por ocasião do Fórum de Internacionalização do Sector Agro-Alimentar que teve lugar hoje na Alimentaria Lisboa para reflectir sobre as questões da internacionalização das empresas portuguesas.
“Este é o momento para a indústria se internacionalizar. Tem de haver um investimento massivo e periódico para promover a imagem de Portugal no exterior, o grande problema é que isso pode levar uma década a ser construído”, acredita Jorge Henriques, acrescentando que precisamos de um caminho intermédio. “As empresas que exportam também estão com dificuldades. As empresas capacitadas para exportar precisam de um apoio dinâmico e imediato”. Ou seja, de “dinheiro”, “diplomacia económica” e acesso a um “fundo único”, defende o Presidente da FIPA.
Jorge Henriques defende um “caminho conjunto para o sector agro-alimentar”, a uma só voz, “para que converter numa força maior”.
“O nosso problema não está apenas na estratégia de divulgação dos nosso produtos no exterior, mas também na falta de uma política bem definida. É preciso um investimento efectivo nos mercados que as empresas definiram como importantes”, acrescenta.