Pedro Gomes, McCormick Portugal
Margão tira partido da crise
A transferência de consumo de fora para dentro do lar está a beneficiar o desempenho da Margão. Conheça a estratégia da marca de especiarias
Rita Gonçalves
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Entrevista a Pedro Gomes, McCormick Portugal
A transferência de consumo de fora para dentro do lar está a beneficiar o desempenho da Margão, revela em entrevista ao Hipersuper Pedro Gomes, da McCormick Portugal. Conheça a estratégia da marca de especiarias
Qual a estratégia da Margão para dinamizar o negócio em Portugal este ano?
A estratégia de negócio da Margão para 2013 inclui a apresentação das Tendências de Sabores. A Margão integra a McCormick & Company, Incorporated, e, em conjunto, apresentámos pela décima terceira vez cinco tendências emergentes que vão definir a nossa relação com os sabores e com a gastronomia este ano.
Para apresentar o projecto em Portugal, aliámo-nos ao conceituado Chef Rui Paula que não só se identificou com as tendências como se inspirou em três para desenvolver três receitas sobre o “umbrella” das Tendências de Sabores.
Lançaram novos produtos?
Sim, lançámos recentemente uma nova gama denominada “Segredos do Mundo”, com base na tendência “Global à Minha Maneira” e que consiste no uso de ingredientes internacionais na nossa cozinha diária.
Na edição de 2010, introduzimos ainda uma tendência muito em voga nos dias de hoje. O “cocooning” antecipava que as pessoas iriam cada vez mais cozinhar em casa. Como tal, nos últimos anos, temos vindo a desenvolver novas ervas, especiarias e condimentos de forma a ajudar e melhorar a cozinha quotidiana.
O “Kit Receitas Inspiradoras” é outro produto que segue as Tendências de Sabores e fornece a quantidade certa de ervas & especiarias aliada a uma boa receita.
Há quanto tempo estão no mercado?
Estamos no mercado desde 1958, onde temos mantido uma posição de destaque na mente e nas escolhas do consumidor. Acreditamos que isto se deve não só ao nosso portefólio alargado mas ainda à qualidade e introdução de novos sabores.
Este ano, a Margão surge com uma imagem de marca rejuvenescida mas mantendo toda a sua essência. Queremos ainda estar mais próximo do consumidor através dos meios digitais e no ponto de venda, com acções de livecooking por todo o País.
Como se adaptaram ou estão a adaptar à recessão no consumo e crise económica que se vive em Portugal?
A situação financeira actual tem afectado o consumo na medida que estamos mais atentos às nossas escolhas diárias. Por outro lado, os consumidores tendem a ficar e a apostar nas refeições em casa, com amigos e familiares e privilegiando os momentos caseiros.
A nossa oferta marca a diferença nesta busca por novos sabores, na medida que a Margão abrange todas as necessidades do consumidor – desde uma culinária quotidiana simples até a uma alimentação mais saudável.
A que objectivos se propõe a marca este ano?
Queremos crescer em dois sectores. Temos a oportunidade de evoluir no seguimento da transferência de “fora de casa” para “dentro de casa”. Por conseguinte, necessitamos de facilitar o processo de selecção de Ervas e Especiarias junto do consumidor no ponto de venda e ensinar como utilizá-las diariamente.
Paralelamente, somos uma marca reconhecida pelos padrões de inovação. Iremos continuar a investir em novos produtos de forma a ir ao encontro das necessidades dos nossos consumidores.
Qual a evolução da categoria onde se insere a marca em Portugal?
A categoria continua a crescer ano após ano, especialmente devido ao comportamento do consumidor. Para 2013, prevemos que tal se mantenha.
Quais as grandes tendências de consumo da categoria?
Na nossa categoria, tudo se resume ao sabor e à paixão pelos alimentos, algo que todos nós partilhamos de uma forma ou de outra. Como temos vindo a falar, as refeições em casa ou no trabalho, a aposta num estilo de vida saudável combinado com a procura pelas últimas novidades reflectem definitivamente o nosso segmento de actuação.
Acredito que cada vez mais utilizamos ingredientes internacionais na nossa culinária diária e integramos novos ingredientes e combinações nas receitas das nossas mães e avós. Adicionalmente, o consumidor português tem uma forte herança gastronómica. Gostamos, definitivamente, de boa comida.
Como correu 2012 à Margão?
2012 foi um bom ano, com a introdução de novos produtos e sólidas parcerias. A Margão continua a liderar o crescimento da categoria de Ervas & Especiarias em Portugal. Os nossos produtos estão na maioria das casas e nas cozinhas de diversos restaurantes portugueses, estando à venda nas principais cadeias de retalho.
Para 2013, o nosso objectivo passa por reforçar esta liderança de mercado, continuando a construir o nosso desempenho em torno de dois pilares – inovação e estabelecimento de parcerias com os nossos clientes. O shopper e o consumidor continuarão a estar no centro das nossas actividades e a ser o foco de toda a equipa .