Portugueses estão a consumir produtos muito básicos
Os lares portugueses mudaram o perfil de compra em 2012. Saiba mais.

Rita Gonçalves
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Os lares portugueses mudaram o perfil de compra em 2012. No sector dos bens de consumo, cresceu a compra de alimentos frescos e os produtos muito básicos, revela uma análise da Kantar Worldpanel.
“O consumidor ajustou-se: fez opções mais em conta, comprou mais produtos frescos, aumentou as refeições em casa e reduziu a compra de produto em categorias que considera não essenciais e que estão mais caras por via do aumento do IVA”, explica ao Hipersuper Paulo Caldeira, director de marketing da Kantar.
Os lares nacionais compraram no ano passado quase o mesmo volume que em 2011 (-0,7%).
Os frescos cresceram 5,3% e a categoria de tissues 2,1%.
Entre as mais penalizadas, destacam-se, respectivamente, as categorias de bebidas, drogaria, lácteos e produtos de beleza feminina, cuja quebra chegou aos 10,6%, como é o caso das bebidas.
Este novo padrão de consumo está muito próximo do consumo nos anos 80, muito virado para as refeições tradicionais e feitas em casa”, conclui Sónia Antunes, directora da Kantar Portugal.