Impactados, urbanos, interiores e outsiders: retrato dos consumidores portugueses
Conheça o perfil dos quatro tipos de consumidores em Portugal no sector do grande consumo

Rita Gonçalves
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Impactados, urbanos, interiores e outsiders. Este são os quatro tipos de consumidores na actualidade do sector do grande consumo, cujo perfil traça um recente estudo da consultora Kantar com base em dados de 2012.
1. IMPACTADOS – Tal como o próprio nome indica são os mais impactados pelo actual contexto económico e social. Representam 27% dos lares de Portugal e manifestam dificuldade em comprar bens essenciais.
Estes lares são constituídos por casais com filhos, pertencentes à classe baixa e média baixa, entre os 35 os 49 anos. “Estes consumidores representavam em 2009 22% dos lares. Representam agora 27% dos lares, um valor superior aos 18% de pobres” sinalizados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) em 2011, revela Sónia Antunes, directora da Kantar Portugal.
Gastam em média €2019 por ano em produtos de grande consumo, preferem comprar em supermercados discount ou com uma secção discount incorporada e recorrem bastante às marcas brancas.
2. URBANOS – São o segundo grupo mais afectado pela crise.
“Sinto um pouco a crise e cuido mais das minhas despesas não essenciais”, é uma frase muito ouvida por este tipo de consumidor que representa a maioria dos lares (57%).
Estes consumidores vivem nas grandes metrópoles, são activos e pertencem às classes média e alta.
Gastam em média €2237 por ano em produtos de grande consumo. Interessam-se muito pelas oportunidades, promoções e descontos.
3. INTERIORES – Estes consumidores não sentem a cris mas têm economizado “por precaução”. Representam 16% dos lares e o seu perfil aproxima-se do rural.
São mais velhos, têm mais de 65 anos, são reformados e vivem no interior do País.
Gastam em média €2258 por ano em produtos de grande consumo. Preferem comprar em supermercados tradicionais de proximidade.
4. OUTSIDERS – Estes consumidores não sentem a crise e não necessitam de poupar. Representam 0,6% dos lares.