Novo laboratório monitoriza compras ao segundo
O laboratório tem uma área que simula um supermercado. As câmaras espalhadas nesta área permitem monitorizar os participantes ao segundo

Rita Gonçalves
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Logifrio recebe estrela Lean & Green pela estratégia de sustentabilidade
Dubai Chocolate Delight é a nova bebida das lojas Delta Coffee House Experience
Absorvit lança nova campanha dedicada ao desporto e reforça benefícios do magnésio
O futuro do retalho vai estar em debate no APCC Summit 2025
Macieira Cream Caramelo Salgado está de volta
Lidl abre em Portugal o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
A Católica lançou um laboratório de investigação experimental (LERNE), que estuda o comportamento dos consumidores. Num espaço de retalho, as compras são monitorizadas ao segundo.
“Esta é uma área de investigação experimental”, na qual existe uma zona com espaços individuais “onde podemos aferir todas as características dos participantes, a manipulação de determinados tipos de comportamentos”, explicou à Lusa a coordenadora do laboratório, Rita Coelho do Vale.
Além disso, “completámos [o espaço do laboratório] com uma área de retalho que vai permitir realizar estudos de investigação, como ainda vai permitir responder a algumas necessidades da parte das empresas e dar respostas muito concretas a nível de preços, lay-out ou promoções”, explicou.
Além da zona de investigação, o laboratório tem uma área que simula um supermercado, com prateleiras, carrinhos, caixa registadora, com câmaras em toda a zona, que permite monitorizar os participantes dos estudos ao segundo, ou seja, quanto tempo levam a escolher determinado produto, a realizar as compras e quanto tempo demoram em determinada secção.
“Temos hipótese de monitorizar o comportamento no retalho, medir o tempo, a lista final de compras e estudar isso em função do estímulo”, acrescentou.
“O nosso espaço de retalho é único”, disse o director da Católica Lisbon, Francisco Veloso, que explicou que a sua criação teve como objectivo “criar aqui uma dimensão inovadora”.
Francisco Veloso sublinhou que “este laboratório é muito importante porque, para fazer investigação na área de fronteira do marketing, de comportamento do consumidor, em particular, é preciso ter este tipo de laboratórios”.
O estudo do consumidor “requer que criemos condições e manipulemos os comportamentos das pessoas e, para isso, é preciso haver um ambiente laboratorial”, já que todos os professores internacionais destacam a importância de um espaço como este para se realizarem investigações que depois são publicadas em jornais científicos.
Sobre o painel do estudo, Rita Coelho do Vale explicou que existem dois: um clássico, que conta com cerca de 700 alunos, e um segundo, que está a ser criado para a área dos compradores. Este último permite “retirar dados mais específicos na área do retalho”.