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Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal

É o que conclui o estudo ‘O Consumo Online em Portugal 2025’. Mais da metade a população portuguesa compra online uma ou várias vezes por mês e 58% compra online através do telemóvel.

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É o que conclui o estudo ‘O Consumo Online em Portugal 2025’. Mais da metade a população portuguesa compra online uma ou várias vezes por mês e 58% compra online através do telemóvel.

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O e-commerce cresce no mercado português ano após ano. Um em cada quatro consumidores afirmar comprar bens online, no mínimo, uma vez por semana. E 53% afirmam mesmo fazê-lo uma ou várias vezes por mês. Estas são algumas conclusões do estudo sobre ‘O Consumo Online em Portugal 2025” realizado pela Webloyalty, empresa que atua na área da geração de receitas adicionais para e-commerce através de uma solução de retail media.

O avanço dos sistemas e dispositivos digitais faz com que o consumo através da Internet continue a crescer, mas há outros fatores que impulsionam a  escolha dos portugueses por esta forma de comércio. A possibilidade de comparar preços (66%), a comodidade (60%) ou o acesso a descontos e promoções (55%) são as principais vantagens apontadas na hora de comprar online.

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“Concretamente para este tipo de perfil, existem fórmulas que ganham cada vez mais adeptos: os clubes de compras para compradores recorrentes que lhes permitem beneficiar de cashback pelas suas compras online. Um exemplo seria o Compra e Poupa, que reembolsa sempre, no mínimo, 10% do valor das compras online realizadas em lojas online das principais marcas, aderidas à plataforma”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Iberia & Brasil.

Moda, viagens e tecnologia lideram compras

O estudo realizado pela Webloyalty reuniu informações de 950 pessoas com mais de 18 anos com representatividade nacional e apontou a moda e os acessórios como os produtos que os cidadãos afirmam comprar mais online (78%). Seguido de viagens (64%) e produtos de tecnologia (59%), completam o top 3 das compras via e-commerce em Portugal. Nesta forma de consumo, o telemóvel já é o dispositivo mais utilizado para comprar pela Internet (58%), seguido do computador (40%) e do tablet (2%).

A possibilidade de comparar preços, a comodidade ou o acesso a descontos e promoções, são vantagens apontadas no estudo

“O crescimento exponencial do comércio eletrónico em Portugal, com um em cada quatro portugueses a comprar online semanalmente, representa uma oportunidade enorme para os retalhistas portugueses, que devem adaptar-se para satisfazer estes novos consumidores e oferecer-lhes uma experiência de compra que convide à recorrência nas suas compras através deste canal”, assegura Eduardo Esparza.

A importância do Retail Media

Com um gasto global estimado em 166 mil milhões de dólares para 2025 (eMarketer), o crescimento do Retail Media “é imparável e consolida-se como a chave para aumentar a competitividade das lojas online portuguesas a nível europeu”, destaca ainda a Webloyalty, referindo que esta ferramenta oferece aos anunciantes a possibilidade de implementar publicidade dirigida, com um impacto hiperpersonalizado, sem comprometer a experiência de compra.

No estudo, a empresa defende que integrar soluções de retail media no ponto de venda digital ou ao finalizar o processo de compra permite aos players nacionais gerar receitas adicionais e tornarem-se mais competitivos, “otimizando os seus processos de venda num momento onde o comércio eletrónico no país está a despontar com força”.

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ViniPortugal leva 80 produtores ao Rio e a São Paulo

A ViniPortugal volta a organizar o evento Vinhos de Portugal no Brasil. Nesta 12ª edição, 80 produtores de norte a sul do país vão dar a conhecer e a provar os seus vinhos.

A ViniPortugal volta a participar no maior evento de vinhos portugueses realizado no mercado brasileiro. A 12ª edição dos Vinhos de Portugal no Brasil regressa ao Rio de Janeiro, nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Jockey Club Brasileiro e a São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera.

Organizado em parceria com os jornais Público, O Globo e Valor Econômico, o evento contará com a participação de 80 produtores portugueses, que irão apresentar os seus vinhos a milhares de consumidores e profissionais do setor.

“A participação na 12ª edição do Vinhos de Portugal no Brasil representa um momento estratégico para os produtores portugueses. Trata-se de uma iniciativa única para mostrar ao mercado brasileiro a excelência, autenticidade e versatilidade dos nossos vinhos”, sublinha o  presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

Ao longo de três dias em cada cidade, o público contatar com os produtores e provar os seus vinhos em ambiente informal, com acesso a atividades exclusivas, como provas comentadas, sessões de ‘tomar um copo’ com especialistas, harmonizações gastronómicas. Haverá ainda um espaço dedicado a explorar o Enoturismo, loja de vinhos com zona de convívio e uma prova profissional, reservada ao primeiro slot do primeiro dia, com acesso exclusivo ao público trade.

Este evento reforça a estratégia de consolidação da marca Vinhos de Portugal junto do público brasileiro, numa iniciativa que já levou mais de 100 mil consumidores a conhecer e provar vinhos portugueses ao longo das últimas edições. A edição de 2024 contou com mais de 16 mil visitantes, 32 provas especiais, 40 talk shows e uma cobertura mediática que impactou mais de 139 milhões de pessoas entre imprensa, digital e redes sociais.

“Em 2024, Portugal exportou 28,6 milhões de litros de vinho para o Brasil, num valor total de 85,9 milhões de euros, o que representa um crescimento de 10,6% em volume e de 7,6% em valor face a 2023. Este desempenho consolida o Brasil como o principal mercado de exportação fora da União Europeia e o terceiro em valor global, reforçando a importância estratégica desta relação para a afirmação internacional dos vinhos portugueses”, informa a ViniPortugal.

A Associação Interprofissional do Vinho tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca ‘Vinhos de Portugal/Wines of Portugal’, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. A ViniPortugal tem associadas, nove associações profissionais – ACIBEV, ANCEVE, AEVP, AND, CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR e ANDOVI.

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Payshop lança funcionalidade inovadora para facilitar pagamentos no comércio

A Payshop, marca de pagamentos do Grupo CTT, acaba de lançar o POP by Link, uma nova funcionalidade que promete transformar a forma como os comerciantes aceitam pagamentos à distância, […]

A Payshop, marca de pagamentos do Grupo CTT, acaba de lançar o POP by Link, uma nova funcionalidade que promete transformar a forma como os comerciantes aceitam pagamentos à distância, dispensando websites ou terminais físicos.

Esta solução digital permite gerar um link de pagamento através do backoffice POP, que pode ser enviado por sms, e-mail ou redes sociais. O cliente, por sua vez, realiza o pagamento de forma cómoda e segura com MB WAY, cartões Visa ou Mastercard, Google Pay, Apple Pay, referência Multibanco ou Payshop.

Segundo a Payshop, o POP by Link dirige-se sobretudo a pequenos comerciantes, lojistas ou vendedores que operam em redes sociais e que não dispõem de infraestruturas tecnológicas avançadas. A adesão ao serviço é gratuita, sem custos fixos ou mensalidades, sendo apenas cobrada uma comissão por transação concluída. A ativação é imediata e não exige qualquer integração técnica ou equipamento adicional.

Com esta iniciativa, a Payshop visa simplificar os processos de pagamento, melhorar a experiência de compra e impulsionar as vendas dos seus parceiros comerciais.

A Payshop, regulada pelo Banco de Portugal, integra na totalidade o Grupo CTT e opera a maior rede nacional de pagamentos presenciais, com mais de 7.000 pontos físicos, entre agentes e lojas CTT. Anualmente, processa cerca de 50 milhões de transações.

Este lançamento reforça a aposta dos CTT na inovação digital e nos serviços financeiros, num contexto em que o grupo, com presença ibérica e mais de 13.500 colaboradores, registou em 2024 rendimentos operacionais de 1.107,3 milhões de euros. A área de Expresso e Encomendas representou já 43% do volume de negócios, refletindo a crescente relevância do comércio eletrónico.

 

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Mercadona volta a juntar-se à campanha solidária organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome

A Mercadona junta-se uma vez mais à campanha solidária organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome, que se realiza até 8 de junho.

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A Mercadona coloca os seus 63 pontos de venda à disposição desta campanha solidária, que consiste numa doação monetária, em múltiplos de 1€, que pode ser efetuada nas caixas de pagamento no momento da compra. Os valores doados serão integralmente convertidos em alimentos e entregues aos respetivos bancos alimentares, que podem selecionar a variedade e quantidade de produtos que pretendem de acordo com as suas necessidades específicas, contribuindo assim para apoiar quem mais precisa.

Esta é “uma Campanha de Recolha de alimentos do Banco Alimentar, para mobilizar toda a sociedade num apelo à solidariedade, à partilha e ao voluntariado. Uma proposta que se renova duas vezes por ano e que graças ao apoio de muitas pessoas, empresas e entidades permite levar alimento a quem mais precisa”, sublinha Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

“A Mercadona é um parceiro fundamental e destacaria os colaboradores que durante 10 dias se transformam em voluntários de uma causa e convidam os clientes a participar na luta contra a fome na sua região, aproximando quem dá de quem precisa de receber ajuda. Sem estas parcerias, que permitem gerar impacto social, não seria possível angariar tantos alimentos e sensibilizar tantas pessoas para uma realidade que ainda afeta tantos portugueses e expressamos a nossa gratidão à Mercadona.”, acrescenta.

Ao longo do ano de 2024, a Mercadona colabora com mais de 80 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG, a partir de cada uma das suas 63 lojas e dos seus Blocos Logísticos da Póvoa de Varzim e Almeirim, doou 1.300 toneladas de alimentos o equivalente a 22.760 carrinhos de compras de bens de primeira necessidade.

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Leroy Merlin reforça presença no Algarve com um investimento global de 9,3M€

O investimento nestas duas lojas integradas no Nova Vila Retail Park, em Portimão, vem consolidar a aposta da marca no Barlavento Algarvio e responde ao crescimento sustentado da região.

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A Leroy Merlin acaba de reforçar a presença na região do Algarves com a abertura de duas lojas integradas no Nova Vila Retail Park, em Portimão.

Com 9.000 metros quadrados, a nova loja Leroy Merlin substitui a anterior unidade em Portimão com uma dimensão triplicada e um portefólio disperso por áreas dedicadas à renovação, construção, decoração, jardim e energias renováveis.

Já a nova loja Naterial conta com 1.000 metros quadrados de área totalmente dedicada ao mobiliário de exterior, reforçando a aposta da marca no lifestyle ao ar livre e na personalização dos espaços exteriores. Esta unidade é a terceira da marca em Portugal, depois de Alcantarilha e Loulé.

O investimento global de cerca de 9,3 milhões de euros vem consolidar a aposta da marca no Barlavento Algarvio e responde ao crescimento sustentado da região.

Com uma equipa de 115 trabalhadores, entre novas contratações e colaboradores provenientes de outras lojas da marca, esta nova loja visa servir os concelhos de Portimão, Lagoa, Lagos, Albufeira, Silves, Monchique, Aljezur e Vila do Bispo.

A loja Naterial de Portimão é totalmente dedicada ao mobiliário de exterior e representa a terceira abertura em Portugal, depois de Alcantarilha e Loulé.

“Com uma loja Leroy Merlin mais ampla, moderna e orientada para o projeto, e com um espaço Naterial inteiramente dedicado ao conforto e estilo no exterior da casa, estamos a responder de forma concreta às expectativas dos nossos clientes, sejam particulares, profissionais ou apaixonados pela melhoria do lar”, destaca Jorge Neves, Diretor Regional Zona Sul e Ilhas da Leroy Merlin Portugal.

As novas lojas em Portimão no Nova Vila Retail Park, situado junto à EN125 e à A22,  estão abertas ao público com horários diversos. A loja Leroy Merlin funciona das 08h às 21h, o espaço de materiais de construção abre às 07h30 e encerra igualmente às 21h, enquanto a loja Naterial estará aberta das 9 às 21 horas, todos os dias.

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ESG

Face aos desafios estratégicos é urgente renovar os modelos de liderança

A conclusão é do estudo ‘The New Strategic Drivers’, realizado pela QSP e que antecipa os principais motores estratégicos que vão moldar o futuro das organizações.

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Cerca de nove em cada dez profissionais (89,3%) defendem a necessidade de novos perfis de liderança, face aos desafios estratégicos atuais. E apenas 0,6% considera as lideranças atuais bem preparadas para os novos desafios estratégicos, revelando um desfasamento entre exigência e capacidade de resposta.

Estão são apenas dois dos resultados do estudo ‘The New Strategic Drivers’, feito a partir das respostas de 168 profissionais de vários setores e funções, e conduzido pela QSP – Marketing Management & Research. O estudo antecipa os grandes temas da 18ª edição do QSP Summit, a decorrer de 1 a 3 de julho de 2025 no Porto e em Matosinhos.

Liderança, talento e agilidade estratégica estão no centro das prioridades para o futuro das organizações, conclui o estudo, onde se revela ainda que mais de metade dos inquiridos (51,8%) considera a gestão de talento o principal motor estratégico para o futuro das organizações – à frente da inteligência artificial (47%) e da transformação digital (36,9%). Mas só uma em cada dez empresas tem uma estratégia altamente adaptável, num mundo onde a agilidade é decisiva para sobreviver.

Para além da necessidade de novos perfis de liderança, subsiste uma visão crítica sobre o grau de preparação das lideranças atuais

Lideranças: melhor preparação
Se a necessidade de transformação é apontada por 89,3% do total de inquiridos, essa perceção é particularmente vincada entre trabalhadores por conta de outrem (93,8%) e independentes (100%). Já entre proprietários e sócios, houve uma maior diversidade de opiniões quanto à urgência dessa mudança.
Para além do consenso quanto à necessidade de novos perfis de liderança, subsiste uma visão crítica sobre o grau de preparação das lideranças atuais: 59,5% consideram que a maioria não está preparada para enfrentar os desafios emergentes, enquanto apenas 0,6% acredita que estão verdadeiramente prontas.

“Os drivers estratégicos considerados mais relevantes para o futuro das organizações são a gestão de talento e competências (51,8%), a inteligência artificial e automação (47%) e a transformação digital (36,9%). A cultura organizacional, a inovação, a ética e a transparência surgem também como prioridades relevantes. Já temas como diversidade e inclusão, embora pertinentes, são menos frequentemente mencionados”, revela ainda o estudo.

Para responder aos novos desafios, os profissionais destacam o desenvolvimento de lideranças mais humanas e adaptativas, o reforço da formação contínua e a promoção de uma cultura de experimentação. Modelos de governação mais ágeis, alianças estratégicas e investimento em I&D completam o leque de estratégias valorizadas. Até porque, segundo o ‘The New Strategic Drivers’, apenas 10,7% das empresas dizem ter uma estratégia altamente adaptável à mudança. Um quarto (25,6%) reconhece dificuldades reais de adaptação, e 10,1% não tem sequer uma estratégia formalizada.

O estudo antecipa os grandes temas da 18º QSP Summit, a decorrer de 1 a 3 de julho de 2025 no Porto e em Matosinhos

No plano cultural, os valores mais referidos são o foco no cliente (47,6%), a orientação para resultados (38,1%) e a excelência e qualidade (37,5%). A colaboração, a ética e a inovação também são frequentemente mencionadas, sublinhando uma cultura empresarial voltada para desempenho e entrega de valor. Na gestão de pessoas, os principais desafios são o bem-estar e motivação dos colaboradores (31%), a retenção de talento (24,4%) e o desenvolvimento de competências (18,5%).

“Os resultados deste estudo refletem uma consciência clara, por parte das organizações, de que os modelos de liderança, as estruturas de talento e a capacidade de adaptação são fatores críticos de competitividade num contexto de mudança acelerada. Mais do que identificar tendências, este trabalho pretende ser um contributo estratégico para que as empresas possam reavaliar as suas prioridades, alinhar as suas culturas internas e desenvolver as competências certas para liderar o futuro com ambição, responsabilidade e visão”, define Pedro Carneiro, Head of Marketing Research da QSP.

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Panificadora Costa & Ferreira comemora 35 anos com nova identidade

Esta nova fase marca o início de um ciclo de crescimento, inovação e internacionalização, sem perder de vista as raízes artesanais que definem a empresa.

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A Panificadora Costa & Ferreira, responsável pela criação do Pão de Rio Maior, celebra 35 anos de história com uma nova identidade e uma visão renovada para o futuro.

Desenvolvida pela agência Brandworkers, a nova identidade – C&F Pão de Rio Maior – presta homenagem aos fundadores da empresa, ao mesmo tempo que projeta a marca para o futuro. O rebranding combina tradição e inovação, com o objetivo de reforçar a posição da empresa no setor da panificação e aumentar a sua visibilidade além-fronteiras.

O novo logótipo apresenta as iniciais C&F, acompanhadas por duas espigas de trigo e uma mão estilizada, “símbolos do saber-fazer artesanal e da ligação à terra”, informa a empresa, referindo ainda que a tipografia clássica “transmite confiança e consistência”, enquanto a paleta de cores, com tons creme e vermelho escuro, “evoca a pureza dos ingredientes e a paixão pela tradição”.

Esta nova fase marca o início de um ciclo de crescimento, inovação e internacionalização, sem nunca perder de vista as raízes artesanais que definem a empresa. “Queríamos uma marca mais próxima, mais ágil e preparada para os desafios de amanhã. A mudança de nome e imagem é o reflexo dessa ambição,” afirma Déborah Barbosa, CEO da C&F. “Já tínhamos intenções de mudar o nosso nome, não só por ser extenso, mas também para facilitar a nossa presença em mercados internacionais”, revela ainda.

Criada por Joaquim Costa em 1990 como Sociedade Panificadora Costa & Ferreira, é uma empresa de panificação tradicional, com uma unidade de produção de 85.000 m2, que fabrica mais de 20 mil toneladas/ano de vários tipos de pão. A produção é artesanal à escala industrial – 100% artesanal, 100% natural e cozido em forno de lenha.

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Delta Espresso abre três novas lojas

A Delta Expresso inaugurou lojas no Alegro Sintra e no Alegro Setúbal. A terceira inauguração está prevista para julho, em Odivelas.

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A Delta Espresso, conceito de lojas da Delta Cafés em regime de franchising criado em 2023, inaugurou uma loja no Alegro Sintra e outra no Alegro Setúbal. A terceira inauguração está prevista para julho com a abertura de uma loja em Odivelas, no Centro Comercial Strada Outlet. As três lojas juntam-se às onze existentes e reforçam a estratégia de proximidade de marca.

Com cerca de 100 mil clientes por mês e um total de 14 toneladas de café consumido desde a sua inauguração, a Delta Espresso cria bebidas que acompanham as tendências de consumo globais, de que são exemplo o Frappuccino do Dubai, o Frapé de Caramelo Salgado e o Matcha Latte.

Com o crescimento da marca, os novos espaços assumem uma dimensão mais ampla, permitindo o serviço de refeições ligeiras e equilibradas, complementadas pela seleção variada e já habitual de pastelaria.

Loja Delta Expresso no centro comercial Alegro Sintra.

“As lojas localizadas em centros comerciais, foram pensadas para responder ao ritmo dos consumidores urbanos e contemporâneos e que fazem do café uma pausa no caminho ou um pretexto para parar e conviver”, informa a marca. As três novas lojas de Sintra, Setúbal e Odivelas estão abertas todos os dias no horário de funcionamento das superfícies comerciais.

Líder no seu segmento em Portugal, com mais de 60 anos de história, o Grupo Nabeiro-Delta Cafés está presente em 40 países, espalhados por cinco continentes, e estabelecido em Espanha, França, Luxemburgo, Suíça, Angola (Angonabeiro), Brasil e China enquanto, em outros países, o modelo de negócio baseia-se em parcerias com distribuidores locais. Com sede em Campo Maior, conta com cerca de 3.800 colaboradores.

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Riberalves inicia celebrações dos 40 anos presente nos lares portugueses 

Uma campanha, centrada num anúncio que destaca a forma como a marca tem contribuído para aproximar as famílias ao longo das gerações, marca o início das celebrações dos 40 anos da Riberalves.

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A campanha que marca o início das celebrações dos 40 anos da Riberalves, foi lançada esta quinta-feira e destaca a forma como a marca tem contribuído para aproximar as famílias ao longo das gerações, quebrando barreiras e facilitando o consumo do bacalhau.

Fundada em 1985, em Torres Vedras, por João Alves e Manuela Aves, a Riberalves veio a tornar-se uma referência no setor do bacalhau em Portugal e evoluiu de um pequeno negócio familiar para um grupo internacional com cerca de 600 colaboradores.

O nome da marca foi inspirado nos nomes dos filhos e hoje, Ricardo e Bernardo Alves assumem  posições chave na gestão de um grupo em que o core é fortemente alavancado pela produção do Bacalhau Pronto a Cozinhar. Esta categoria de produto que a Riberalves desenvolveu de forma pioneira desde o virar do século, é criada na fábrica Riberalves na Moita, considerada a maior unidade mundial de transformação de bacalhau.

‘Da nossa família para a sua’

No anúncio que centra a campanha, com criatividade da agência Verve, evoca-se a evolução do consumo de bacalhau “e o decisivo salto do bacalhau salgado seco para o bacalhau Demolhado Pronto a Cozinhar, que veio possibilitar que este produto continuasse a atravessar gerações e a estar presente em todos os momentos de consumo em Portugal”, destaca a empresa num comunicado.

A partir do ano 2000, com o lançamento do Bacalhau Pronto a Cozinhar, a Riberalves veio desenvolver toda uma nova categoria de produtos, contribuindo para a reinvenção e democratização do consumo do Bacalhau de Cura Portuguesa, que passou a estar disponível sem os constrangimentos antigos associados à preparação e demolha.

Ricardo Alves, CEO da Riberalves e filho mais velho dos fundadores da empresa, dá voz à assinatura da campanha – ‘Da nossa família para a sua’ – a comunicar um produto feito por uma família para todas as famílias em Portugal e no mundo.

O Bacalhau Pronto a Cozinhar representa perto de 80% das vendas da Riberalves e é, também, o principal motor de exportação da empresa, que está presente em mais de 20 mercados. Brasil, Angola e o mercado da saudade são os mais relevantes.

“O legado que mais nos orgulha é precisamente o facto de termos contribuído de forma decisiva para que o bacalhau pudesse estar ainda mais presente junto das famílias portuguesas. A inovação do Bacalhau Pronto a Cozinhar foi a melhor resposta à rotina dos novos tempos, permitindo que o maior símbolo da Gastronomia portuguesa, uma proteína saudável, de origem 100% selvagem, pudesse continuar a ocupar o centro das nossas mesas e da nossa cultura. Nos 40 Anos, a assinatura da Riberalves passa a ser ‘da nossa família para a sua’. E é a todas as famílias que nos abrem portas, em Portugal e no mundo, que deixamos uma palavra de grande agradecimento, pela preferência e pela confiança”, afirma Ricardo Alves.

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Havendo Tempo chega em edição limitada para celebrar a Adega de Borba

Com edições limitadas em versões tinto e branco, Havendo Tempo  assinala os 70 anos da Adega de Borba e presta homenagem “ao tempo investido em cada garrafa, ao longo de sete décadas de história”.

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No ano em que celebra sete décadas de dedicação à vitivinicultura, a Adega de Borba lança ‘Havendo Tempo’, um vinho comemorativo “que simboliza o valor da paciência, da tradição e do tempo como ingrediente essencial para alcançar a excelência”, destaca num comunicado.

Disponível nas versões Tinto 2021 e Branco 2023, esta edição especial foi produzida a partir de castas tradicionais da região. Os vinhos tiveram estágios prolongados em barrica e garrafa e foram pensados para ser degustados com tempo.

“Este vinho nasce do tempo que se respeita e do tempo que se guarda”, afirma Óscar Gato, enólogo da Adega de Borba. “Cada garrafa encerra o saber acumulado de décadas e a atenção que dedicamos a cada detalhe, desde a vinha até à cave. É um vinho pensado para quem sabe esperar”, prossegue, explicando que esta edição especial “carrega em si o tempo, não só no processo de criação, mas no próprio conceito que a inspira”.

Havendo Tempo Branco 2023 foi criado a partir das castas Roupeiro, Rabo de Ovelha e Arinto. Após fermentação, estagiou seis meses em barricas de carvalho francês, americano e castanho, seguido de afinamento em inox e garrafa em cave escura. Ideal para acompanhar pratos de peixe gordo, entradas de vinagrete ou queijos de aroma intenso.

Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Trincadeira e Alfrocheiro, Havendo Tempo Tinto 2021 provém de vinhas antigas de Borba. Estagiou 18 meses em barricas e tonéis de carvalho francês e americano, com afinamento em garrafa, conferindo-lhe estrutura e longevidade. Ideal para pratos regionais de borrego, cabrito ou caça de pelo.

Os Havendo Tempo Tinto 2021 e Branco 2023 serão comercializados exclusivamente em caixas de madeira, nas seguintes apresentações 750ml (Havendo Tempo Branco), 750ml, 1,5l e 3l (Havendo Tempo Tinto) e pack de duas garrafas (1 branco e 1 tinto).

“Mais do que uma marca comemorativa, Havendo Tempo é um vinho com uma identidade, alma e profundidade que são, em si, uma expressão da essência do nosso percurso coletivo e da forma como a Adega evoluiu ao longo destes 70 anos: com raízes profundas na terra, encarando o futuro de olhos abertos, mas de pés assentes no Terroir, com visão coletiva e um compromisso constante com o tempo, com a qualidade e com a comunidade,” afirma Nuno Brito, diretor geral da Adega de Borba.

Fundada em 1955, a Adega de Borba reúne atualmente 230 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha distribuídos por 75% de castas tintas e 25% de castas brancas. A par da produção vinícola, que abarca ainda uma seleção de vinhos licorosos e aguardentes, e de uma crescente diversificação do negócio sob a sua marca, que se estende a produtos como o azeite, vinagre, a Adega de Borba tem expandido a sua atividade para outras áreas, como o enoturismo, com visitas guiadas à adega, onde os visitantes podem aprender sobre os processos de cultivo, colheita e vinificação da uva, bem como degustar alguns dos seus melhores vinhos e produtos locais.

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Intermarché investe 15 milhões de euros na nova loja de Torres Novas

Esta abertura “representa uma etapa decisiva na presença na região e reforça o compromisso com o comércio de proximidade, o desenvolvimento local e a sustentabilidade”, informa a insígnia do Grupo Mosqueteiros.

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O Intermarché abriu ao público, no dia 29 de maio, uma nova loja em Torres Novas, fruto de um investimento de 15 milhões de euros e da expansão da equipa para 130 colaboradores diretos.
Esta abertura “representa uma etapa decisiva na presença na região e reforça o compromisso com o comércio de proximidade, o desenvolvimento local e a sustentabilidade”, informa a insígnia do Grupo Mosqueteiros.

A nova loja vem substituir o anterior espaço comercial que servia Torres Novas desde 1998. Com uma área de venda de 2.600 metros quadrados, o edifício totaliza mais de 14 mil m² de construção, num lote urbano com 35 mil m². Para além da loja Intermarché, o projeto inclui uma galeria comercial que reúne oito lojas com áreas distintas, incluindo parafarmácia com serviço de ótica, papelaria, cafetaria, parque infantil e uma área de restauração com capacidade para 400 lugares sentados.

“Este é um investimento de grande escala e com muito significado pessoal. Há já algum tempo que tinha uma grande vontade de avançar com a relocalização da nossa loja e de dotá-la com novas valências, renovando a relação de proximidade com esta comunidade”, afirma Vasco Simões, responsável do Intermarché Torres Novas.

A nova loja destaca-se também por uma aposta na eficiência energética e em soluções ambientalmente responsáveis, já que incorpora 1.248 painéis fotovoltaicos, com produção anual estimada em 1.530 MWh, permitindo cobrir cerca de 57% da energia consumida em período diurno; produção de águas quentes através de recuperação de calor da central de frio; utilização de refrigerante ecológico R744 (CO₂), com impacto mínimo no aquecimento global; sistema GTC (gestão técnica centralizada), que regula e otimiza automaticamente os consumos energéticos.

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