Dia tem luz verde para comprar Schlecker
A Autoridade da Concorrência aprovou a compra pelos supermercados Dia do negócio do grupo espanhol Schlecker em Portugal
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Rita Gonçalves
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A Autoridade da Concorrência (AdC) aprovou a compra pelos supermercados Dia do negócio do grupo espanhol Schlecker em Portugal, onde tem estabelecimentos em 24 concelhos.
Esta compra “não é susceptível de criar entraves significativos” à concorrência efectiva nos mercados retalhistas da distribuição de produtos de grande consumo de drogaria, perfumaria e higiene, justifica a AdC, citada pela Lusa.
A operação de concentração de empresas, notificada em meados de dezembro à AdC, vai permitir aos espanhóis da Dia ficar com o controlo exclusivo da sociedade espanhola de venda a retalho de produtos de perfumaria e higiene pessoal, que comercializa também produtos de drogaria e produtos básicos no ramo da alimentação.
Em Portugal, os estabelecimentos com a marca Schlecker localizam-se nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Senhora da Hora, Matosinhos, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Bragança, Viana do Castelo, Mem Martins, Lisboa, Porto de Mós, Almada, Cantanhede, Braga, Sintra, Espinho, Ermesinde, Santo Tirso, Portimão, Póvoa de Varzim, Aveiro, Coimbra, Caldas da Rainha e Amadora.
O grupo Dia, que em Portugal detém o Minipreço, anunciou em finais de Setembro a compra do negócio do grupo alemão Schlecker em Portugal e também em Espanha, numa operação que avaliou em 70,5 milhões de euros e que tenciona fechar antes de Abril de 2013.
O Dia incorpora assim uma rede de 41 lojas em Portugal e de 1.127 em Espanha, e mais quatro centros de distribuição, dos quais um em Portugal.
No ano passado, as vendas da Schlecker na Península Ibérica ascenderam a 318 milhões de euros, empregando o grupo mais de quatro mil pessoas.
Com a integração deste grupo, o Dia passará a contar com uma rede de mais de 600 lojas em Portugal e de mais de 4.000 em Espanha.
O lucro líquido do grupo Dia caiu 19,3% no ano passado, para 94,4 milhões de euros, uma queda justificada pela venda em 2010 do negócio na Grécia. Retirando esse valor extraordinário, os lucros aumentaram 150% em 2011.