Vinho Verde tem 7 mercados internacionais na mira
No primeiro semestre de 2012, o vinho verde registou um crescimento recorde das exportações

Rita Gonçalves
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai investir este ano 2,8 milhões de euros em acções de promoção nos mercados interno e externo.
No primeiro semestre de 2012, o vinho verde registou um “crescimento recorde das exportações – sete por cento em valor e 12 em volume –, o que acontecerá pelo 12.º ano consecutivo”.
O presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, estabelece como objectivo para este ano “reforçar a aposta nos sete mercados estratégicos do vinho verde”, ou seja, EUA, Alemanha, Canadá, Brasil, Suíça, Suécia e Reino Unido.
EUA, Portugal e Brasil
Do total dos 2,8 milhões de euros do orçamento para 2013, a CVRVV destinou 600 mil euros, 21%, para os EUA, o principal mercado externo consumidor de verdes, com um volume de vendas de 2,2 milhões de litros no primeiro semestre do ano anterior, o que representa cinco milhões de euros.
O segundo maior investimento, em termos promocionais, vai ser feito no mercado nacional. A CVRVV prevê aplicar uma verba de 550 mil euros em acções direccionadas para os profissionais do sector e para o consumidor final, uma fatia de 20% do total do orçamento.
Uma significativa fatia orçamental vai também ser investida no Brasil: 500 mil euros. “O mercado brasileiro está já no top 5 dos países que mais importam este produto único no Mundo. Em 2011, quase um milhão de litros, ou seja, 1,2 milhões de garrafas, cruzou o Atlântico com destino às terras de Vera Cruz.
Em 2012, mais de 30 por cento da produção de Vinho Verde foi consumida nos mercados externos, o que aconteceu pela primeira vez na história da região que, segundo o presidente da CVRVV, “assume definitivamente uma vocação exportadora”.