Retrato das marcas da distribuição na Europa
As marcas da distribuição alcançaram uma quota de mercado média de 35,6% na Europa
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Rita Gonçalves
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As marcas da distribuição alcançaram uma quota de mercado média de 35,6% na Europa, segundo o último estudo do SymphonyIRI Group.
É o Reino Unido que lidera a estatística, com uma participação de 50,5%. Mas é em Espanha onde as marcas próprias mais crescem entre os países do velho continente. No país vizinho, as marcas da distribuição representam 41,5 % das vendas totais em euros.
Na Grécia, as marcas da distribuição duplicaram a sua quota de mercado em valor nos últimos cinco anos, e representam agora 14,3%.
Em França, onde os consumidores são menos sensíveis aos preços, as marcas brancas também estão a aumentar e superam um terço da facturação total.
Apesar de as marcas brancas se estarem a impor nos supermercados, os principais fabricantes do sector alimentar – que se sentem “maltratados” pelo comércio – estão noutros canais de distribuição em Espanha, revela o diariodemallorca.es.
O jornal explica que as marcas de fabricante têm uma posição dominante em cerca de meia centena de produtos. Batatas fritas, refrescos de cola, artigos de higiene e iogurtes, são apenas algumas das categorias onde a concentração das principais marcas “está por cima do que as autoridades da concorrência consideram perigoso para o bem-estar do consumidor”.