Novos formatos de latas seduzem marcas
As latas têm hoje para oferecer mais opções de formatos, design e gráfica, sublinha Miguel Aballe, da ALB
Rita Gonçalves
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Marcas de vinho, café, sumo, lácteos e chás, estão a apostar na lata tentando capitalizar o seu potencial de marketing para atrair consumidores.
“Além das vantagens logísticas, todas as marcas desejam destacar-se junto dos consumidores. Num mercado onde os concorrentes continuam a utilizar embalagens standard, vale a pena considerar o uso de latas para atrair os consumidores. As latas têm hoje para oferecer mais opções de formatos, design e gráfica”, explica Miguel Aballe, director-geral da ALB – Associação de Latas de Bebidas.
Em Portugal, a Coca-Cola lançou recentemente uma nova gama de latas sleek que tem como mote o “Património Revisitado”. “A escolha para o suporte de bebida recaiu sobre a lata, visto esta ser a embalagem preferida por parte dos consumidores portugueses no canal HORECA, que tem o exclusivo lançamento desta nova colecção”. Para o director-geral da ALB “a lata sleek é muito requisitada para single serve aquando o consumo imediato. Apesar de mudar de forma, é uma lata tradicional mais estilizada, estreita e alta”.
O director de Relações Externas da Coca-Cola, Tiago Lima, acrescenta que “é esperada grande aceitação deste novo modelo de latas da marca por parte dos consumidores”. Quanto à venda das latas sleek ao consumidor final no retalho alimentar, “as portas não estão de todo fechadas, dependendo do comportamento do mercado”.
De acordo com Kym Hamer, gestora de Marketing e de Novos Produtos da Rexam Beverage Can Europe, “a bebida em lata está a crescer no radar dos proprietários das marcas que procuram novas e alternativas formas de embalar bebidas não gaseificadas como sumos de laranja, bebidas com cafeína, produtos lácteos e vinhos. A forma da lata presta-se a um branding de 360º, permitindo que todos os produtores de bebidas maximizem o impacto visual, não importando o local onde as latas são expostas”.