Metade dos portugueses planeia comprar no telemóvel
Um total de 18% dos portugueses já fizeram compras através do telemóvel
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Rita Gonçalves
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Um total de 18% dos portugueses já fizeram compras através do telemóvel, indica o estudo Xmas Survey 2012 da Deloitte.
As compras no telemóvel (m-commerce) estão, no entanto, nos planos de mais portugueses: 47% dos inquiridos admite vir a usar esta plataforma no futuro.
Apesar de as preferências para comprar os presentes de Natal serem semelhantes às dos portugueses, são cada vez mais os europeus a fazerem compras através do canal online (33% face aos 25% dos portugueses inquiridos).
Esta pode ser uma das razões pela qual, de acordo com este estudo, na Europa, em média, o investimento em e-commerce faz parte do Top 3 de sugestões aos retalhistas para melhoria da experiência de compra dos consumidores.
Procurar ideias na Net
O inquérito sobre as intenções de compra para o Natal de 2012 revela que, apesar de fiéis às lojas, “os portugueses mostram-se cada vez mais propensos à busca de ideias e de comparação de produtos e preços na Internet”.
Na fase de procura de ideias e de comparação de produtos e preços, os portugueses “utilizam a Internet de forma relativamente generalizada, entre o mínimo de 39% na categoria alimentar e o máximo de 57% em produtos de alta tecnologia”, revela a mesma fonte.
Para concretizar as compras, o canal online seduz 10% dos portugueses na categoria dos produtos alimentares e bebidas, atingindo, por exemplo, na categoria da música uma penetração superior a 30%.
Os sites de cupões e ofertas, as newsletters, os sites de comparação, os fóruns e blogues, assim como as redes sociais, ganharam destaque este ano, enquanto canais de procura e comparação de produtos. No caso das redes sociais, que registaram o maior aumento face ao ano passado em termos percentuais, estão a tornar-se cada vez mais procuradas sobretudo para busca de descontos e procurar ideias para presentes”.
Os três principais benefícios associados ao e-commerce são a possibilidade de conhecer a opinião dos consumidores, facilidade de comparação de preços e entrega dos produtos no lar.