Estudo: Publicidade na loja aumenta em 91% intenção de compra
Conheça em pormenor os resultados de um estudo da In-Store Media sobre a eficácia da publicidade no ponto de venda
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Rita Gonçalves
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A publicidade no ponto de venda é um factor com elevada influência no comportamento do consumidor, quer no que concerne à intenção de compra dos produtos, quer no que diz respeito à notoriedade e recordação das marcas, conclui um estudo levado a cabo pela In-Store Media e a TNS – Agência de estudos de mercado.
Cerca de 73% dos consumidores pararam junto a um suporte publicitário sempre que estiveram perto das categorias em análise, 66% dos inquiridos afirmou recordar-se de ter visto publicidade em loja e 48% afirma ter visto pelo menos um dos suportes em teste da In-Store Media, revela o estudo da agência especializada na gestão da publicidade no ponto de venda.
“Os suportes publicitários no ponto de venda contribuíram para aumentar em 91% a intenção de compra das marcas nas lojas com campanha, além disso verificou-se um acréscimo positivo de 24% de recordação das marcas e um incremento médio de 47% na recordação das campanhas publicitárias”.
O estudo recorreu à utilização de “Eyecam”, ferramenta que permite gravar e monitorizar o campo de visão do consumidor através de uns óculos especiais. Graças ao “Eyecam” foi possível inferir o número de vezes – “oportunity to see”, que um determinado suporte publicitário surgiu no campo de visão do consumidor e a duração do impacto deste.
A amostra do estudo reuniu 300 consumidores, entrevistados de forma pessoal e directa à saída das caixas dos pontos de venda, e que utilizaram os óculos “Eyecam”, durante todo o seu percurso na loja. As marcas avaliadas beneficiaram de estar nos suportes do circuito publicitário da In-Store Media em campanhas teste.
Nuno Saraiva de Ponte, Director-Geral da In-Store Media Portugal, explica: “Um abraço dura em média três segundos, valor correspondente ao tempo mínimo que um suporte publicitário retém a atenção do consumidor no ponto de venda. Uma analogia que sublinha o impacto positivo e determinante da publicidade para a saúde das marcas e que os resultados do nosso estudo permitiram reforçar”.
O responsável, continua: “Os shoppers tiveram em média 6,4 segundos como os “Alarm Media” da marca Tresemmé no seu campo de visão, 5,8 segundos com o “Floor Media” da AXE e 10 segundos com o “Stopper Media” da Nescafé. Comparativamente, 9,8 segundos é o recorde nacional de 100 metros de Francis Obikwelu”.