Nexium aplica Eye Tracking no Horeca
O estudo “Eye Tracking Horeca Portugal 2012” revela dados até agora escondidos na mente dos consumidores

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Existe uma grande diferença entre o que o consumidor diz e faz na realidade? As vendas aumentam quando cheira a pão quente? O que faz o consumidor mudar o que pretende consumir quando entra no café? O que tomam os portugueses ao pequeno-almoço? A marca de café ou a marca de cerveja influenciam a escolha do estabelecimento?
Para dar resposta a estas e outras perguntas, a nexium Customer Solutions, consultora em Gestão por Categorias e Shopper Marketing, lançou o estudo “Eye Tracking Horeca Portugal 2012”.
“Trata-se de uma ferramenta fundamental para compreender o comportamento de compra dos consumidores no canal Horeca e enfrentar os desafios num sector em autêntica revolução”.
A empresa entrevistou cerca de 300 consumidores em cafés, snack-bares e pastelarias nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, utilizando a mais recente tecnologia de Eye Tracking. Graças a esta tecnologia, “é possível compreender os comportamentos reais do consumidor, para onde olha, durante quanto tempo e qual o ser percurso ocular durante o momento em que escolhe, faz o pedido, consome e efectua o pagamento. Isto porque a informação que se obtém do shopper não é baseada unicamente no que este declara, mas sim em sinais que o seu corpo transmite”.
Através do “Eye Tracking Horeca Portugal 2012”, é possível ainda obter informação sobre todas as categorias presentes em cafés, snack-bares e pastelarias, desde as mais comuns como refrigerantes, cervejas ou confeitaria, mas também categorias menos estudadas, como padaria, pastelaria ou tabaco.