Marktest TGI: Consumo de colas estável nos últimos dois anos
4.925.000 portugueses com 15+ anos consumiram refrigerantes de cola no último ano, revelam os dados Marktest TGI 2012
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Desde o início do séc. XX que os refrigerantes de cola fazem parte da cultura popular mundial. Se, em Portugal, o seu percurso nem sempre foi fácil, tendo sido proibida a sua comercialização até 1974, os refrigerantes de cola fazem hoje parte do leque de bebidas sem álcool mais consumidas pelos portugueses.
4.925.000 portugueses com 15+ anos consumiram refrigerantes de cola no último ano (59.3%). A análise de tendências TGI revela que o consumo deste tipo de bebida se mantém praticamente constante quando analisados os últimos 2 anos (TGI 2012 – 59.3%| TGI 2011 – 60.7%).
Se, por um lado, o consumo de refrigerantes de cola se mantém constante, o mesmo não se verifica junto de outras bebidas sem álcool que competem em momentos e ocasiões de consumo, como os refrigerantes com gás ou os sumos de fruta.
Os refrigerantes com gás registaram este ano uma retracção de consumo na ordem dos 6 p.p. (TGI 2012 – 44.1% | TGI 2011 – 49.9%) e os sumos de fruta de 4.6 p.p. (TGI 2012 – 51.8% | TGI 2011 – 56.4%) para mesmo período de análise.
Os refrigerantes de cola são indissociáveis das principais marcas que os comercializam. A Coca-Cola e a Pepsi são ícones mundiais que o consumidor associa sem hesitar a este tipo de bebida, e Portugal não é excepção.
A Coca-Cola é, e continua a ser, a marca preferida dos portugueses com 89.4% dos consumidores a referirem o seu consumo. A Pepsi surge como a segunda marca mais consumida com 37.3% de referências. Curioso é verificar que quem consome Coca-Cola tende a ser fiel à marca (apenas 39.4% afirma ter consumido também Pepsi), já o mesmo não se verifica junto dos consumidores Pepsi, dos quais 94.5% afirmam terem consumido também a sua marca rival.
Mas será que os consumidores portugueses estão receptivos a outras marcas? De facto, os dados TGI revelam que existe uma dificuldade por parte de outras marcas em fazer frente aos gigantes desta categoria de produto, mesmo que praticando preços significativamente mais baixos.
Consumidor sensível a promoções
Se o factor preço parece não ser determinante na escolha da marca consumida, existem outros indicadores que podem ser trabalhados junto destes consumidores ou potenciais consumidores. Segundo os dados TGI 2012, o consumidor de refrigerantes de colas caracteriza-se por ser tendencialmente jovem, já que cerca de ⅔ destes consumidores tem menos de 45 anos, adepto das férias de praia e das refeições realizadas fora de casa, dos festivais e das novas tecnologias, dos quais 28.1% possuem actualmente um smartphone e 4.3% um tablet.
Ao longo dos últimos anos temos assistido a uma comunicação activa das marcas Coca-Cola e Pepsi junto dos seus consumidores associando-se a eventos, acções, concursos, apelando ao emocional como “Abre a felicidade” (Coca-Cola) ou ao racional “Pode ser? Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi” (Pepsi), referindo o valor de 1€ por garrafa.
Se, por um lado, sabemos que este consumidor gosta de ter um círculo de bons amigos que o apoie nos momentos difíceis (88.9%), que considera o seu destino muito importante (75%), que está presente nas redes sociais (70.2%), que se preocupa com a imagem (79.9%) e que considera importante parecer atraente (65.8%), sabemos também, por outro lado, que este consumidor é sensível a promoções já que 61.7% afirmam que podem comprar uma marca que habitualmente não compram se esta estiver em promoção e 49.5% tende a procurar as ofertas especiais.
Analise Indivíduos 15+ Portugal Continental