Seis perfis do consumidor digital
Não existe um estereótipo de comprador digital, mas sim vários, conclui um estudo feito pela Capgemini
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Rita Gonçalves
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O consumidor digital pode ser segmentado em vários perfis, de acordo com variáveis demográficas, geopolíticas e geo-económicas, mas também de acordo com a sua relação com a tecnologia.
Não existe um estereótipo de comprador digital, mas sim vários, conclui um estudo feito pela Capgemini. É preciso adaptar o canal e a abordagem feita aos consumidores de uma forma diferenciada em função das necessidades específicas e perfil do público-alvo, alerta o estudo “Digital Shopper Relevancy” que traça seis perfis de compradores online.
1. Conservadores – raramente compram online e têm a taxa de utilização mais baixa de aplicações móveis
2. Ocasionais – recorrem à compra online de forma pouco frequente
3. Negociantes – muito sensíveis ao preço, compram online sobretudo para conseguir ofertas mais baratas
4. Racionais – optam principalmente por produtos de moda e electrónica
5. Digitais – utilizadores activos de smartphones e dispositivos disponíveis no interior das lojas
6. Sócio-Digitais – compram menos online em todas as categorias de produtos, excepto na electrónica