Pepsi Co investe um milhão para transformar água residual em energia
Alvo de um investimento de um milhão de euros, o projecto de valorização da água residual reduziu em 5% o consumo energético

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O projecto inovador na área da energia que a PepsiCo adoptou na fábrica do Carregado permite transformar em biogás a matéria orgânica das águas residuais decorrentes da produção.
A grande inovação deste projecto é a reintrodução do biogás na fábrica para alimentar as linhas de produção, um processo pioneiro nas unidades industriais da PepsiCo.
Alvo de um investimento de um milhão de euros, o projecto de valorização da água residual reduziu em 5% o consumo energético.
“Deste investimento decorrem uma série de mais-valias, como sejam a redução de 5% no total do consumo de gás natural da fábrica, 50% do consumo de energia eléctrica do tratamento aeróbio e de 75% dos custos com o tratamento e destino final das lamas”, sublinha um comunicado da fabricante das marcas Ruffles e Lay’s.
A fábrica da PepsiCo no Carregado é considerada uma das melhores unidades da Europa pelas práticas ambientais. O consumo de energia e de caiu, respectivamente, nos últimos quatro anos 4% e 36%, respectivamente. Além disso, cerca de 97% dos resíduos sólidos produzidos pela actividade da fábrica são reciclados ou valorizados.