Sonae revela estratégia anti-fraude no “Retail Fraud 2012”
Sears, ebay, Metro, Printemps, Chanel, Office Depot, entre outras, também marcaram presença na maior conferência mundial sobre fraude no retalho
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Rita Gonçalves
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A auditoria interna da Sonae apresentou um “case study” no “Retail Fraud 2012”, conferência mundial sobre fraude no retalho, que decorreu em Londres, Inglaterra, e contou com a presença de 600 participantes, incluindo 390 retalhistas.
Sears, ebay, Metro, Printemps, Chanel, Office Depot, entre outras, também marcaram presença no evento.
A fraude no retalho representa em todo o mundo90 mil milhões de euros. A cifra crescer em 2011 fruto de roubos, fraude interna e crime organizado.
A Sonae explicou como a auditoria contínua, associada ao maior controlo dos processos, contribuiu para a redução da fraude mantendo a eficiência das operações e a confiança dos consumidores.
Orlando Sousa, director de auditoria interna da Sonae, sublinhou que, “em momentos de contracção económica, o risco de fraude aumenta. Se, em momentos de prosperidade, os gestores devem monitorar continuamente os processos existentes de forma a minimizar o potencial de ocorrências de fraude, em ciclos de contracção, essa atenção deve ser reforçada”.
Auditorias aos processos de negócio mais críticos e o estabelecimento de regras e procedimentos, a par com o reforço da sensibilização para um comportamento ético, contribuem para reduzir o risco de fraude.
A auditoria interna, através da monitorização contínua dos controlos associados aos processos de negócio, tem vindo a evoluir de uma “auditoria mais reactiva (detecção casuística e tardia das falhas de controlo) para uma auditoria mais preventiva (detecção sistemática e atempada)”.