Sonae revela estratégia anti-fraude no “Retail Fraud 2012”
Sears, ebay, Metro, Printemps, Chanel, Office Depot, entre outras, também marcaram presença na maior conferência mundial sobre fraude no retalho
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A auditoria interna da Sonae apresentou um “case study” no “Retail Fraud 2012”, conferência mundial sobre fraude no retalho, que decorreu em Londres, Inglaterra, e contou com a presença de 600 participantes, incluindo 390 retalhistas.
Sears, ebay, Metro, Printemps, Chanel, Office Depot, entre outras, também marcaram presença no evento.
A fraude no retalho representa em todo o mundo90 mil milhões de euros. A cifra crescer em 2011 fruto de roubos, fraude interna e crime organizado.
A Sonae explicou como a auditoria contínua, associada ao maior controlo dos processos, contribuiu para a redução da fraude mantendo a eficiência das operações e a confiança dos consumidores.
Orlando Sousa, director de auditoria interna da Sonae, sublinhou que, “em momentos de contracção económica, o risco de fraude aumenta. Se, em momentos de prosperidade, os gestores devem monitorar continuamente os processos existentes de forma a minimizar o potencial de ocorrências de fraude, em ciclos de contracção, essa atenção deve ser reforçada”.
Auditorias aos processos de negócio mais críticos e o estabelecimento de regras e procedimentos, a par com o reforço da sensibilização para um comportamento ético, contribuem para reduzir o risco de fraude.
A auditoria interna, através da monitorização contínua dos controlos associados aos processos de negócio, tem vindo a evoluir de uma “auditoria mais reactiva (detecção casuística e tardia das falhas de controlo) para uma auditoria mais preventiva (detecção sistemática e atempada)”.