A edição do Jornal Hipersuper: Entrevista à Ministra da Agricultura Assunção Cristas
Hoje no Hipersuper: entrevistas a Assunção Cristas (Ministra da Agricultura), Jorge Henriques (Presidente da FIPA), João Machado (Presidente da CAP), indústria agro-alimentar à lupa, as 10 tendências de consumo do sector alimentar, painéis “Crescimento e Sustentabilidade”, “Liderança e Valor” e “Crescer além-fronteiras”, inovação no agro-alimentar, construir marcas de confiança com qualidade e Conselho dos Notáveis.
Hipersuper
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
Lidl e Remax premeiam cinco famílias no Concurso Casas
DHL Express eleita a melhor empresa do mundo para trabalhar
Fravizel vence 20.ª Edição do Prémio PME Inovação COTEC-BPI
65% dos consumidores decidem compra com base nas promoções durante a Black Friday e a Cyber Monday
Nesta edição do Jornal Hipersuper, dedicada em exclusivo ao IV Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar – “Uma indústria estratégica para Portugal” – destaque para a entrevista à Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), Assunção Cristas.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Hipersuper, a responsável pela pasta da Agricultura admite que, “quando o Estado, através do Governo, pretende substituir-se aos empresários na sua função básica de escolher o que produzir, como o fazer e em que quantidades, é normalmente um estorvo”. Por isso, afirma Assunção Cristas, “a resposta apenas poderá ser dada pelos empresários do sector agro-alimentar”.
Certo é que, na opinião da Ministra da Agricultura, “a indústria é essencial para a agricultura”, salientando ainda que o papel da internacionalização, concluindo que “é importante que exista investimento português no estrangeiro, pois esse investimento virá sempre a traduzir-se na conquista desses mercados, funcionando como uma autêntica ponta de lança para futuras exportações”.
Entrevista Presidente FIPA
Numa edição dedicada exclusivamente ao IV Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar – “Uma indústria estratégica para Portugal” – o Jornal Hipersuper entrevistou o Presidente da FIPA, Jorge Henriques, que admitiu que “Portugal precisa de uma visão mais agro-alimentar e menos agrária”.
O responsável pela Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares colocou, de resto, a competitividade como principal desafio da agro-indústria para o futuro depois do País ter sido confrontado com uma das maiores mentiras: a de que Portugal “não tinha de produzir bens transaccionáveis, que não precisávamos da agricultura e da indústria”.
Entrevista Presidente da CAP
Numa edição dedicada ao sector da agro-indústria, o Jornal Hipersuper ouviu, também, o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, que admitiu haver “um novo olhar para a agricultura”.
A viver um dos piores momentos de seca das últimas décadas, o responsável da CAP salienta que “já se percebeu que é fundamental haver um sector primário forte e a produzir”.
Já em relação à velha questão da auto-suficiência, João Machado admite ser “um disparate total”, frisando que o importante para a próxima PAC (Política Agrícola Comum) é que “permita que o mundo rural se desenvolva, mantendo as cultura onde Portugal é competitivo, não afastando agricultores e permitindo continuar a investir e a auto-renovar o tecido agrícola”.
A indústria agro-alimentar à lupa
A poucos dias do ao IV Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar – “Uma indústria estratégica para Portugal” – o Jornal Hipersuper traz uma análise ao sector agro-alimentar português, destacando o facto da indústria agro-alimentar ter vindo a ajudar a equilibrar a balança comercial do País, registando, nos últimos 11 anos, um aumento de 138% nas exportações.
Certo é que, entre as indústrias transformadoras, a indústria agro-alimentar é a que mais contribuiu, em volume de negócios, para a economia nacional, com mais de 14 mil milhões de euros (cerca de 4,2% do PIB) em 2011.
As 10 tendências de consumo do sector alimentar
Falar do sector agro-alimentar é falar de produção, mas também de consumo. Assim, fomos ouvir Carlos Liz, investigador de consumo há mais de 30 anos e que resume nesta edição as 10 grandes tendências do sector alimentar em Portugal. O resultado é original e contra-corrente.
Painel “Crescimento e Sustentabilidade”
Se crescer é imperativo para as empresas, a sustentabilidade tornou-se incontornável no dia-a-dia da indústria. Sobre o tema ouvimos António Reffóios, Administrador-delegado e Director-geral da Nestlé Portugal, António Casanova, CEO da Unilever Jerónimo Martins, e Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro.
Painel “Liderança e Valor”
O que significa ser líder? E como se constrói valor? A resposta dada pelo painel – composto por António Simões, Presidente do Grupo Sovena, Luís Mesquita Dias, Administrador e Director-geral da Vitacress Portugal, Manuela Tavares de Sousa, Administradora da Imperial, e Manuel Tarré, Presidente da Gelpeixe – centra-se em conceitos-chave como competitividade, inovação, organização e estar atento ao que diz o consumidor.
Painel “Crescer além-fronteiras”
Como é que o sector agro-alimentar pode ajudar o País a superar a depressão? Conheça os remédios dos líderes de empresas com estratégias de exportação bem-sucedidas. No caso, João Miranda, Presidente do Conselho de Administração da Frulact, Manuel Ramirez, Presidente da Ramirez&C.ª, e Ana Raquel Vieira de Castro, Administradora da Viera de Castro.
Inovação no agro-alimentar
Muitas vezes negligenciada pelos empresários, a modernização dos processos de produção é talvez a mais sustentada e frutífera forma de inovação. Ouvimos Pedro Santos, Director-geral da Consulai, que admitiu que “a inovação é uma atitude”, reconhecendo que “as indústrias estão, felizmente, a tornar-se mais activas e menos reactivas” nesta questão importante.
Construir marcas de confiança com qualidade
Como é que a qualidade pode ajudar as marcas a serem mais competitivas, inovadoras e sustentáveis? António Ramos Pires, Presidente da Associação Portuguesa de Qualidade, dá a resposta, salientando que “a afirmação das marcas requer confiança dos consumidores nos produtos e serviços”.
Opiniões
As duas opiniões desta edição especial do Jornal Hipersuper pertencem a Pedro Queiroz (Director-geral da FIPA), “25 anos a representar a indústria agro-alimentar”; e Jorge Oliveira (Director do Departamento de Eng. Química da Universidade Nacional da Irlanda, Colégio de Cork e Administrador da Ernesto Morgado, S.A.), “Inovação na indústria alimentar e distribuição”.
Conselho dos Notáveis
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas exclusivamente com a indústria agro-alimentar. Assim, as respostas dos “Notáveis” foram dadas relativamente a questões relacionadas com as grandes mudanças dos últimos 25 anos no sector, ao aproveitamento dos fundos de Bruxelas, à competitividade, os problemas actuais do sector, a visão de fileira onde a indústria transformadora pode ter um papel decisivo na dinamização e recuperação da economia nacional e o principal desafio do sector agro-alimentar a curto prazo.