A edição do Jornal Hipersuper: A prudência da Nestlé para 2012
Hoje no Hipersuper: resultados Nestlé Portugal, a importância do packaging nas MdD, Scantrends Nielsen, análise Kantar Worldpanel (azeitonas), Oreo, SEL, os segredos de Jerez, águas, cervejas, Pay&Pass da MasterCard e Conselho dos Notáveis.

Victor Jorge
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para os resultados da Nestlé Portugal em 2011, tendo registado um crescimento nas vendas, com o café a assumir um papel cada vez mais preponderante nas contas da companhia no nosso País. 2012, contudo, é encarado com muita prudência – depois da resiliência em 2011 -, já que “a confiança é um bem escasso” junto do consumidor, afirma o Administrador-delegado da Nestlé Portugal, António Reffóios.
A importância da embalagem nas MdD
A Europa é o continente onde a marca própria apresenta o maior desenvolvimento, com nove países, entre eles Portugal, a apresentarem taxas de penetração superiores a 35%.
A Daymon Worldwide desvenda um pouco da importância que as embalagens e o packaging assumiu junto dos retalhistas, revelando que a distribuição moderna tem cada vez mais consciência que estas são um elemento importante para se diferenciarem dos concorrentes e de fidelizarem os seus clientes.
BGC perdem facturação em Fevereiro
Segundo o mais recente Scantrend da Nielsen, os Bens de Grande Consumo (BGC) perderam ligeiramente facturação em Fevereiro de 2012 (-0.2%) vs período homólogo. As Marcas de Fabricante (MdF) decresceram 4,2%, enquanto as Marcas da Distribuição+Primeiro Preço (MdD+PP) cresceram 7,4%.
Análise Kantar Worldpanel
O consumo em casa (Lares de Portugal Continental) da categoria de “azeitonas”, tal como já indicado a análise que a Kantar Worldpanel efectuou no ano de 2011 e que correspondia ao 1.º semestre de 2011, continua a ser uma das categorias que mais cresce percentualmente em valor e em volume no mercado total FMCG, em 2011. Com efeito apresenta performances positivas de 8.9% e 10.9%, respectivamente.
Centenário Oreo
O centenário de Oreo foi o pretexto para uma conversa com Rodrigo Carmona. O director de Marketing da Kraft Foods passa a pente fino o passado, o presente e o futuro da marca de bolachas “mais vendida no Mundo”.
Os investimentos da SEL
Aumentar a capacidade de produção, melhorar a qualidade dos produtos e dinamizar as exportações, são os objectivos do investimento da Salsicharia Estremocense (SEL). O investimento ascendeu a 2,3 milhões de euros.
O segredo das adegas de Jerez
Fruto de um percalço, é hoje um dos ingredientes mais nobres da cozinha espanhola. Apesar da tradição secular, o Vinagre de Xerez esteve na sombra até ao século passado. Numa viagem a Jerez de La Frontera, ficámos a conhecer os “segredos” da região.
Águas e Cervejas marcadas pela crise
Embora estejamos perante mercados com comportamentos completamente distintos, as cervejas e as águas são das categorias mais importante no universo das bebidas e que reflectem os estados de alma dos seus consumidores, seja na vertente emocional, seja na monetária.
Pay and Pass com MasterCard
A tecnologia ou a solução não é nova em Portugal, uma vez que a MasterCard já a tinha lançado no nosso País num projecto-piloto, em 2009, mas será, efectivamente, colocada no terreno no segundo semestre de 2012. Numa visita ao Innovation Corner da Mastercard, em Waterloo (Bélgica) foi possível ficar a par das últimas soluções da companhia para acabar com o “cash” nas carteiras das pessoas e fazer com que elas adoptem o “tap and go”.
Conselho dos Notáveis
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a publicação dos preços praticados entre a distribuição e a produção no âmbito da Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Alimentar (PARCA) e dos relatórios trimestrais que serão divulgados. Além disso, as opiniões sobre o pedido de ajuda a Bruxelas por parte do Governo português para combater os efeitos da seca, o aumento dos preços dos combustíveis, possível subida até ao final do ano e furtos no comércio.