Campanhas no ponto de venda influenciam consumidores
Para quem tinha ainda dúvidas, as campanhas no ponto de venda têm impacto nos consumidores, fazendo com que estes reconheçam mais facilmente as marcas.
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Victor Jorge
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Uma recente análise realizada pela in-Store Media em Portugal, em colaboração com a TNS, sobre o valor das marcas nas lojas do grupo Sonae, conclui que os consumidores que recebem o impacto das campanhas no ponto de venda reconhecem mais facilmente as marcas, tendo-se registado uma média de crescimento do top-of-mind de 56%.
O estudo atesta ainda que os suportes publicitários modificam a intenção de compra em mais de 36% nos consumidores e que a recordação da publicidade das marcas alcançou um aumento de 84%.
Para Nuno Saraiva de Ponte, director-geral da in-Store Media, “a informação recolhida pelas agências de estudos de mercado, é um excelente complemento aos dados fornecidos pelas avaliações de vendas. Enquanto as avaliações de vendas, comprovam de forma inequívoca o impacto de cada suporte publicitário na rotação dos produtos comunicados, os estudos qualitativos aos suportes dão-nos informação complementar que nos permite adequar melhor a comunicação aos objectivos pretendidos, como o reforço da imagem de marca ou da notoriedade do produto”.
O estudo teve como objectivo medir a contribuição para a marca da publicidade no ponto de venda, tendo sido analisada tendo em conta as seguintes variantes: recordação dos suportes e das marcas (TOM e espontaneidade), recordação publicitária (TOM e espontaneidade), recordação da campanha associada ao suporte, e intenção de compra das marcas nas categorias enunciadas.
“Cada suporte tem as suas mais-valias para cada situação de comunicação: seja aumentar a notoriedade de uma marca, implementar uma promoção, apoiar um lançamento ou reforçar as vendas em períodos sazonais”, conclui o responsável da in-Store Media.