LetsBonus pisca o olho ao retalho
A “newsletter” de produtos de grande consumo do site de compras colectivas LetsBonus é mais lida do que qualquer jornal nacional, sublinha Ricardo Mesquita, líder da filial portuguesa da Living Social
Rita Gonçalves
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Os produtos de grande consumo são uma das áreas estratégicas da LetsBonus para dinamizar o negócio este ano.
O site de compras colectivas está a apostar forte na venda de smartphones, relógios, kits de beleza, jogos electrónicos, bicicletas, tablets, robots de cozinha, entre muitos outros produtos à venda no retalho.
“A área de produto será uma das grandes apostas para 2012. É uma área que pisca o olho ao retalho. Enquanto as lojas estão a vender cada vez menos, a nossa montra de produtos está ao rubro. Em Dezembro, duplicámos a facturação.
Os produtos estrela são os tablets e os robots de cozinha”, sublinha ao Hipersuper Ricardo de Melo Mesquita, Country Manager da LetsBonus Portugal. A empresa de origem espanhola negoceia com os representantes locais de marcas internacionais e com os próprios retalhistas as ofertas que coloca diariamente online e envia para uma base de cerca de 800 mil subscritores. “As marcas vêem-nos como um canal de incremento de notoriedade sobretudo junto do online shopper”.
Que vantagens têm os retalhistas ao associarem o negócio a esta plataforma social de e-commerce? “A grande dificuldade do retalho actualmente não é o tráfego mas sim a conversão de compra. O facto de colocarmos um produto a um preço acessível numa montra atractiva e exposta a 800 mil pessoas confere-nos uma forte capacidade de captação. A nossa newsletter de produto, enviada três vezes por semana, é mais lida do que qualquer jornal nacional”.
Há mil e uma formas de trabalhar em parceria com as marcas e o retalho, com vantagens para todos, ressalva Ricardo de Melo Mesquita. “A compra feita no site da LetsBonus pode ser levantada em loja, por exemplo, com oferta de um brinde. Ou podemos canalizar tráfego para a página Web ou de Facebook da empresa. Ou ainda criar cheques prenda para centros comerciais com 50% de desconto, por exemplo. O pré-lançamento de produtos através da nossa plataforma também pode ser uma mais-valia. Através da oferta de cupões de descontos para levar à experimentação do produto”.
A LetsBonus conheceu a luz do Sol em 2009 na capital da Catalunha. Já a Groupon, principal concorrente e pioneira no mercado online de compras colectivas, se tinha instalado em Espanha quando Miguel Vicente, empreendedor de origem valenciana, decide lançar a LetsBonus.
“O empresário espanhol detectou várias oportunidades a nível local. Porque o sucesso deste negócio, apesar de global, depende do conhecimento das características intrínsecas de cada cidade. É preciso conhecer muito bem o ritmo das localidades. Por exemplo, os espanhóis, ao contrário dos portugueses, fazem a “siesta” ao início da tarde e tomam as refeições mais tarde”.
Como conhecia o terreno como ninguém, o projecto ganhou asas e um ano depois a LetsBonus chega a Portugal e a Itália. “A chegada a Portugal foi um passo natural. Percebemos um grande potencial que não estava a ser explorado e os indicadores do comércio electrónico apontavam elevados crescimentos, sobretudo na área do retalho”.
Entretanto, segue viagem pela América do Sul e actualmente e aterra na Argentina, México, Chile, Uruguai, Colômbia e México.
A pujança da empresa espanhola chama entretanto à atenção da norte-americana Living Social que tradicionalmente faz aquisições estratégicas para entrar nos mercados onde ainda não opera. Assim, há cerca de um ano, o grupo detido maioritariamente pela Amazon, mas com capitais de outros investidores norte-americanos, como a JP Morgan, adquire uma parte da LetsBonus e mais recentemente tornou-se único proprietário da empresa de origem espanhola.
“A rede global é gigantesca. A Living Social tem 60 milhões de subscritores e é a plataforma líder do e-commerce social”. O grupo presente em 25 países, opera em 640 cidades e emprega 5.000 colaboradores.
Como funciona este negócio? A marca envia uma newsletter, cuja periodicidade muda consoante a área de negócio, para a base de subscritores, cujas propostas têm maioritariamente descontos inferiores a 50%. A compra é imediatamente feita online e entregue na morada do comprador.
A LetsBonus tem quatro áreas de negócio: Proposta do Dia, de Viagens, de Produtos e uma área mais recente, designada de Família e Crianças. A Proposta do dia engloba vauchers de desconto em áreas tão diferentes como restauração, saúde e bem-estar, medicina e estética, escapadas e espectáculos culturais, entre outras.
“Esta é a única proposta que enviamos para os 800 mil e-mails que constituem a base, as restantes enviamos apenas para os subscritores da newsletter”. As propostas de Viagens são uma das especialidades da marca. Só em Espanha, vendeu 225 mil cupões de viagens num ano. A área representa cerca de 30% do volume de negócios da empresa.
“A sinergia com Espanha é muito interessante para as economias locais portuguesas. Por exemplo, no ano passado, o destino mais vendido em Espanha foi Portugal, nomeadamente os arquipélagos dos Açores e Madeira”.
A área mais recente, dedicada às crianças e famílias, é também uma das apostas para este ano. “Trabalhamos com várias marcas portuguesas, como a Famosa, a Ambar ou a Majora, para propor escapadas em família, jogos de tabuleiro, MP3, relógios, brinquedos e actividades em grupo, entre outros.
Com mais de 1.000 parceiros em Portugal, a LetsBonus opera nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Cascais. “Queremos apostar agora nas ilhas autónomas de Ponta Delgada e Funchal”.
Em 2011, investiu 2,1 milhões de euros em Portugal, sobretudo em publicidade, mas também no reforço da equipa, actualmente constituída por 30 pessoas.