Agrocluster Portugal com novos associados
Fundado em 2009, com o objectivo de manter o foco em toda a fileira da produção agrícola, o Agrocluster tem novos associados, destacando-se a adesão da Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI).

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) vai aderir ao Agrocluster Portugal, assumindo um papel de dinamizadora da iniciativa e contribuindo para o alargamento desta rede com a entrada de novas empresas e a conquista de mais mercados. Para além do Vale do Tejo, o Agrocluster Portugal passará, também, a abranger as regiões do Oeste, Alentejo e Algarve.
O objectivo da AIP-CCI ao tornar-se membro do Agrocluster é “trabalhar em rede com as empresas que estão nesta fileira, independentemente do sector de actividade a que pertençam, bem como com as diversas instituições e associações empresariais admitidas no cluster”.
Além disso, o próprio departamento de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da AIP-CCI contribuirá para a difusão de novos processos e produtos, ou seja, oferecerá uma mais-valia técnica, nomeadamente ao nível da vigilância tecnológica da rede.
Com esta adesão, a AIP-CCI cumpre com o arranque de mais um projecto de dinamização empresarial, consubstanciado no seu Plano de Acções e Projectos para 2011-2014.
O Agrocluster é actualmente constituído por 50 associados fundadores, sendo que continuam a existir empresas de vários sectores, e sub-sectores, interessadas em aderir ao projecto e que serão posteriormente integradas.
Os sectores que integram o Agrocluster têm, até à data, a seguinte representatividade: hortofrutícolas e grandes culturas, 40% (24), dos quais um terço (8) são produtores agrícolas; serviços, equipamentos e conhecimentos, 25% (14); gorduras vegetais e condimentos, 15% (9); carnes e alimentação animal, 12% (7) e subprodutos e distribuição, 8% (4).
O Agrocluster é responsável por um volume de negócios de 1,359 mil milhões de euros; 4.500 postos de trabalho, 347 milhões de euros de exportação e 63% da superfície agrícola utilizada no continente.
Manter o foco em toda a fileira, partindo da produção agrícola, é a base do Agrocluster, fundado em 2009, que pretende atingir a sua consolidação nos próximos três anos, apoiando as empresas na conquista de novos mercados, nacionais e internacionais.