Dia combina voz e RFID para aumentar produtividade
A Dia Portugal adoptou tecnologia RFID, combinada com uma solução de voice picking da Zetes Burótica, nos três centros de distribuição em Portugal.
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Dia Portugal adoptou tecnologia RFID, combinada com uma solução de picking, nos três centros de distribuição ( Alverca, Torres Novas e Valongo) que detém em Portugal.
“Implementamos a RFID nos nossos empilhadores para efectuarmos a conferência da mercadoria, antes de ser carregada nos camiões. Foram colocadas duas tags, uma no lado esquerdo e outra no lado direito do empilhador para uma leitura mais eficaz”, explica João Cardona, responsável de informática da retalhista, que adoptou as soluções de voz e RFID, bem como a assistência técnica da Zetes Burótica.
Entre as vantagens, João Cardona sublinha a fluidez dos processos, o aumento da produtividade e a fiabilidade dos dados.
O projecto de RFID ajuda no controlo de picking. “Antes de começar a preparação de um pedido, o empilhador é colocado na balança e pesado. Esta balança possui incorporada antenas RFID. Este empilhador tem uma tag RFID que o identifica univocamente e após a pesagem é registado no SGA o seu peso vazio. Uma vez terminado o picking, o picker dirige-se à balança para pesar novamente o empilhador agora incluindo o seu pedido. O controlo efectua-se pelo peso total do empilhador e do pedido físico comparado com o peso teórico do picking (uma vez que o SGA possui o peso de cada volume/artigo)”.
Antes da implementação da solução de RFID, “os controlos que se realizavam implicavam a introdução manual de vários dados por parte do preparador, sendo esta tarefa mais lenta e repetitiva, o que implicava controlo extra para assegurar a qualidade da preparação”.
A Dia Portugal iniciou actividade em 1993. Entretanto, adquiriu a cadeia de supermercados Minipreço como estratégia de implementação no mercado português. Actualmente, conta com cerca de 350 lojas, aproximadamente 200 franchisados e três plataformas logísticas.