Dia combina voz e RFID para aumentar produtividade
A Dia Portugal adoptou tecnologia RFID, combinada com uma solução de voice picking da Zetes Burótica, nos três centros de distribuição em Portugal.

Rita Gonçalves
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Dia Portugal adoptou tecnologia RFID, combinada com uma solução de picking, nos três centros de distribuição ( Alverca, Torres Novas e Valongo) que detém em Portugal.
“Implementamos a RFID nos nossos empilhadores para efectuarmos a conferência da mercadoria, antes de ser carregada nos camiões. Foram colocadas duas tags, uma no lado esquerdo e outra no lado direito do empilhador para uma leitura mais eficaz”, explica João Cardona, responsável de informática da retalhista, que adoptou as soluções de voz e RFID, bem como a assistência técnica da Zetes Burótica.
Entre as vantagens, João Cardona sublinha a fluidez dos processos, o aumento da produtividade e a fiabilidade dos dados.
O projecto de RFID ajuda no controlo de picking. “Antes de começar a preparação de um pedido, o empilhador é colocado na balança e pesado. Esta balança possui incorporada antenas RFID. Este empilhador tem uma tag RFID que o identifica univocamente e após a pesagem é registado no SGA o seu peso vazio. Uma vez terminado o picking, o picker dirige-se à balança para pesar novamente o empilhador agora incluindo o seu pedido. O controlo efectua-se pelo peso total do empilhador e do pedido físico comparado com o peso teórico do picking (uma vez que o SGA possui o peso de cada volume/artigo)”.
Antes da implementação da solução de RFID, “os controlos que se realizavam implicavam a introdução manual de vários dados por parte do preparador, sendo esta tarefa mais lenta e repetitiva, o que implicava controlo extra para assegurar a qualidade da preparação”.
A Dia Portugal iniciou actividade em 1993. Entretanto, adquiriu a cadeia de supermercados Minipreço como estratégia de implementação no mercado português. Actualmente, conta com cerca de 350 lojas, aproximadamente 200 franchisados e três plataformas logísticas.