Apple com melhores resultados de sempre
A morte de Steve Jobs deixava muitas incertezas quanto ao comportamento da Apple. A resposta surge agora, com a empresa a atingir os melhores resultados trimestrais de sempre.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Apple anunciou os resultados do seu primeiro trimestre fiscal de 2012 (período de 14 semanas terminado a 31 de Dezembro de 2011), apresentando receitas de 46,33 mil milhões de dólares (cerca de 35,6 mil milhões de euros) e lucros líquidos de 13,06 mil milhões de dólares (cerca de 10 mil milhões de euros), correspondente a uma valor de , 13,87 dólares por acção diluída.
Estes resultados, os melhores na história da empresa fundada pela falecido Steve Jobs, comparam-se às receitas de 26,74 mil milhões de dólares e lucros líquidos de 6 mil milhões de dólares, ou 6,43 dólares por acção diluída do mesmo trimestre do ano passado.
As vendas internacionais dos produtos da maçã foram responsáveis por 58% das receitas trimestrais.
A empresa vendeu 37,04 milhões de iPhones no trimestre, o que representa um aumento unitário de 128% face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado, com as vendas de iPads a aumentarem 111% face a período homólogo, atingindo as 15,43 milhões de unidades.
No campo dos computadores, a companhia vendeu 5,2 milhões de Macs no decorrer do trimestre, o que representa um aumento unitário de 26% face ao mesmo trimestre do ano passado, enquanto o mais popular leitor de Mp3 registou um decréscimo de 21% face ao mesmo trimestre de 2010, totalizando 15,4 milhões de unidades.
No comunicado que acompanha a divulgação destes resultados, Tim Cook, CEO da Apple, refere que a estarem “maravilhados com os nossos excelentes resultados e vendas recorde de iPhone, iPad e Mac”, salientando ainda que “o momento da Apple é incrivelmente forte, e temos incríveis novos produtos na calha”.
Peter Oppenheimer, CFO da Apple, afirma, por sua vez, que “estamos muito contentes de ter gerado mais de 17,5 mil milhões de dólares em cash flow das operações no decorrer do trimestre de Dezembro”. E conclui: “olhando em frente para o segundo trimestre de 2012, que terá 13 semanas, esperamos receitas de aproximadamente 32,5 mil milhões de dólares e ganhos por acção diluída de aproximadamente 8,50 dólares”.