Espanha é o país europeu com maior crescimento de MdD
Espanha é o mercado europeu onde as Marcas da Distribuição mais crescem. No Reino Unido, a penetração das MdD está a cair, muito devido ao aumento da pressão promocional dos fabricantes.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
De acordo com um estudo da SymphonyIRI – “Marca da Distribuição na Europa: Tendências actuais e futuras” – a Espanha é o país europeu com o maior aumento da quota de Marca da Distribuição (MdD), tendo aumentado um ponto percentual no exercício de 2011, atingindo 40,4% das vendas em Setembro de 2011.
O estudo, que além da Espanha contempla os mercados da Holanda, Reino Unido, França, Alemanha e EUA, coloca o país vizinho como o segundo maior em valor com 40,4%, atrás do Reino Unido (49,2%) e à frente da Alemanha (37,7%).
O estudo da SymphonyIRI adiante que os consumidores, muito sensíveis aos preços, são atraídos para alguns produtos 30% mais baratos do que as Marcas de Fabricante (MdF), apesar desse mesmo consumidor preferir as MdF se forem oferecidas a um preço similar.
De resto o estudo conclui que a quota das MdD tem crescido em quase toda a Europa, onde a penetração é em média de 30%, embora com diferenças entre os países, variando de 49,2% no Reino Unido e 16,1% na Itália.
De destacar que apenas no Reino Unido é registada uma quebra na quota das MdD, devendo-se esta situação à alta penetração das marcas próprias e do aumento da pressão promocional das MdF.