Goodyear combate roubo de pneus com microchip RFID
O microchip é integrado nos pneus na linha de montagem e programado com um código único que o identifica
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Goodyear vai apostar em microchips para combater o roubo de pneus dos atrelados.
Com a crise, o roubo de pneus dos atrelados têm vindo a acentuar-se, afectando o negócio dos operadores de frotas.
Atenta às necessidades dos operadores, a marca lançou o pneu para atrelado Goodyear Regional RHT II RFID (Identidade de rádio frequência) 435/50R19.5, com microchip integrado que estabelece ligação, via Internet, com o programa de gestão de pneus FleetOnlineSolutions.
“A nova tecnologia permite monitorizar os pneus e, em caso de roubo, é muito mais fácil localizá-lo e identificá-lo. Os pneus podem ser monitorizados durante a vida útil, incluindo em situações de re-revestimento do rasto”.
Ainda que os chips do RFID actualmente apenas tenham dados de identificação, no futuro será possível monitorizar, por exemplo, a pressão e temperatura em tempo real. Igualmente, a Goodyear prevê a ampliação do RFID num futuro próximo a outros tipos e tamanhos de pneus.
“O roubo de pneus de atrelados é uma realidade. Mesmo quando a polícia recupera os pneus roubados, é impossível provar a sua origem visto que os dígitos de identidade dos pneus normalmente são removidos. A partir de agora, com a introdução do microchip nos pneus, não podem ser removidos sem os destruírem. Isto significa que os ladrões não conseguem apagar a origem dos pneus e desta forma evitamos roubos dos que apresentarem o logótipo RFID na parede lateral”, comentou Nieves Fuentes, Diretora de Comunicação da Goodyear Dunlop Ibéria.
O microchip é integrado nos pneus na linha de montagem e programado com um código único que o identifica, permitindo a um leitor portátil determinar o tipo e tamanho do pneu, assim como o número de identidade único.