Novo fundo europeu para a política marítima e pescas da UE
O novo fundo para a política marítima e política das pescas da União Europeia (UE) proposto pela Comissão Europeia ascende a 6,5 mil milhões de euros para o período 2014-2020.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Comissão Europeia propôs um novo Fundo para a política marítima e política das pescas da União Europeia (UE) para o período 2014-2020. Trata-se do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca (FEAMP), que contribuirá para a realização dos objectivos da reforma da política comum das pescas e ajudará os pescadores no processo de transição para uma pesca sustentável e as comunidades costeiras na diversificação das suas economias.
O fundo financiará projectos que criem novos empregos e melhorem a qualidade de vida ao longo das costas europeias. A carga administrativa será reduzida, para que os beneficiários tenham facilmente acesso ao financiamento.
Maria Damanaki, Comissária responsável pelos Assuntos Marítimos e as Pescas, o novo fundo vai “incrementar o crescimento económico e criar empregos no sector. Não se gastará mais dinheiro na construção de grandes navios. Trata-se de uma ‘ecologização’ orçamental da política comum das pescas de que tirarão proveito a pequena pesca costeira e a aquicultura”.
O novo fundo vem substituir o actual Fundo Europeu das Pescas (FEP) e vários outros instrumentos. A verba financeira proposta ascende a 6,5 mil milhões de euros para o período 2014-2020.