Restauração europeia preocupada Portugal
A confederação Europeia do sector apoia trabalho desenvolvido pela APHORT na apresentação de soluções alternativas no que diz respeito à subida do IVA na restauração portuguesa.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A HOTREC (Confederação Europeia das Associações de Hotelaria, Restauração, Cafetaria e Similares” manifestou, em comunicado, a sua preocupação face à eventual subida do IVA na restauração de 13% para 23% anunciada para o mercado português.
A concretizar-se, esta medida terá, na opinião da HOTREC, “um impacto extremamente negativo que irá afectar não só a economia nacional, mas também todo o sector do turismo a nível europeu, na medida em que irá, por um lado, comprometer o desenvolvimento do mercado interno europeu e, por outro lado, diminuir a competitividade da Europa como destino turístico face a outros destinos internacionais”.
Neste sentido, a HOTREC, que representa as associações europeias do sector, manifestou o seu apoio e solidariedade face ao trabalho que a APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo) tem vindo a desenvolver junto do Governo e dos diferentes grupos Parlamentares no sentido de apresentar soluções alternativas a este cenário.
A questão da alteração do IVA na restauração portuguesa foi, de resto, um dos temas em destaque na última Assembleia Geral da HOTREC, realizada em Copenhaga no final do passado mês de Outubro, onde a APHORT foi a única associação portuguesa a marcar presença.