Superofi lança diariamente 10 novos produtos
O site de vendas online da Superofi nasceu em Agosto deste ano pela mão da Pluriregime, distribuidora portuguesa de cadeiras de escritório que decidiu alargar o portefólio e apostar na Superofi como marca única
Rita Gonçalves
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O site de vendas online da Superofi nasceu em Agosto deste ano pela mão da Pluriregime, distribuidora portuguesa de cadeiras de escritório que decidiu alargar o portefólio e apostar na Superofi como marca única.
Alvo de um investimento de 100 mil euros, a loja online “é uma das primeiras com capital 100% nacional e estima fechar o primeiro ano de actividade com um volume de negócios de 375 mil euros”, explica em entrevista ao Hipersuper Hélio Diogo, gerente da empresa.
Hipersuper (H): Como nasceu este projecto?
Hélio Diogo (H.D.): O projecto nasceu na minha cabeça. Sou um jovem empreendedor, com 31 anos, licenciado em Economia pelo ISCTE, que, desenvolveu, com ajuda financeira de dois business angels, a Superofi.pt, uma das primeiras lojas online de material de escritório com capital 100% português.
O projecto tem origem na necessidade de oferecer uma plataforma de preços super competitivos e com entregas super rápidas para empresas e particulares.
H: A empresa está vocacionada apenas para o comércio electrónico?
H.D.: O projecto da loja online de material de escritório é a identidade da empresa. A empresa está totalmente vocacionada para vendas online. O objectivo é chegar a cada vez mais empresas e particulares que estejam interessados em beneficiar das poupanças que a Superofi pode gerar. O negócio está centrado em vários mercados europeus (Espanha, França, Reino Unido) sendo a base da empresa e toda a logística localizada em Portugal.
H: Qual foi o investimento?
H.D.: O investimento realizado na loja online é superior a 100 mil euros, só em recursos externos e logísticos. É um valor que cresce todos os dias porque grande parte do investimento no negócio online é em capital humano que constantemente vem adicionar valor ao projecto.
Os planos futuros passam por profissionalizar muitas das tarefas das empresas de modo a exponeciar a nossa presença no mundo web.
O retorno do investimento esperamos obter em três anos de actividade. Embora com algum optimismo e dedicação poderemos vir a conseguir recuperar o investimento antes desse período.
H: Por quê investir agora, em tempo de austeridade?
H.D.: Apesar da situação económica na Europa, acreditamos no potencial de Portugal como plataforma de venda para toda a Europa. Os nossos recursos humanos são extremamente qualificados e na realidade temos tudo para ser bastante competitivos na prestação de serviços e venda de produtos online. A plataforma online permite a realização de poupanças para os clientes com entregas super rápidas, daí que julgamos que nestes momentos de austeridade existe maior necessidade de poupança e de redução do desperdício. A nossa oferta vai de encontro às necessidades das pessoas.
Entregas em menos de 24 horas
H: O que é que o projecto traz de novo?
H.D.: A Superofi pretende ser um site de referência no mercado nacional muito pela rapidez de entrega. Qualquer encomenda colocada até as 17 horas deverá ser entregue na manhã do dia seguinte (sempre em menos de 24 horas). Com o serviço profissional prestado por uma equipa multicultural de origens diversas, a Superofi pretende ser um motor de poupança para os clientes a todos os níveis. Preços super competitivos que permitem reduzir as despesas em economato e material de escritório, poupanças de tempo e combustível, que as pessoas perdem quando se deslocam a uma loja física.
Com o serviço da Superofi, é possível que o stock de economato das empresas seja reduzido ao mínimo e o número de recursos utilizados e dispendidos para gerir o economato sejam quase eliminados.
H: Quem é o público-alvo da loja online?
H.D.: Todas a pessoas que tenham um computador em casa e as empresas em geral. O público-alvo centra-se em pessoas dos 18-60 anos que queiram obter poupanças com entregas super rápidas na compra do material de escritório que necessitam. Desde uma nova cadeira de escritório para casa, até ao tinteiro da impressora, fornecemos todos os produtos em tempo recorde.
H: Quantas unidades estimam vender e facturar no primeiro ano de actividade?
H.D.: No primeiro ano de actividade da loja online contamos expedir mais de 10.000 unidades. O objectivo é ambicioso mas também realista a fazer fé nos números do inicio de vida da loja.
Dada a experiência acumulada em vendas online da nossa empresa, somos até capazes de superar essa barreira. Nos anos seguintes, vamos procurar crescer a um ritmo anual de 50% pelo menos nos primeiros três anos de actividade.
H: Como se divide a oferta?
H.D.: Os produtos dividem-se em nove categorias, todas relacionadas com material de escritório, economato e mobiliário de escritório (cadeiras de escritório, arquivo e organização, tinteiros e toners, equipamentos, escrita e desenho, higiene e limpeza, material de expedição, mobiliário de escritório, papel e artigos de papelaria). No total, são mais de 1.000 referências. Inclui produtos de marcas de referência, como HP, Brother, Navigator, Tesa, Rotring, BIC, UHU, Sillabori, entre outras. Mas, em muitos casos, procuramos oferecer produtos de marca branca que sejam extremamente competitivos e que apresentem a mesma qualidade dos produtos de referência.
Em média, lançamos 10 novos produtos por dia.
H: Qual o raio de distribuição da entrega dos produtos?
H.D.: Todas as encomendas recebidas até as 17h são entregues na manhã seguinte em Portugal, Espanha, Inglaterra e França.
Os portugueses têm uma grande vantagem: na maioria dos países europeus o relógio aponta uma hora a mais, o que significa que expedimos toda e qualquer encomenda recebida até às 18h espanholas ou francesas, algo que a nossa concorrência não tem condições de fazer.
Exportação vale 70% do negócio
H: Quantos anos de actividade tem a empresa?
H.D.: A Superofi.pt nasceu em Agosto deste ano. É detida pela empresa Pluriregime que já vendia cadeiras de escritório mas decidiu alargar o portefólio e apostar na Superofi como marca única.
H: Onde é o vosso armazém?
H.D.: Temos escritórios e armazéns em Loures, com um pequeno ‘showroom’ e milhares de artigos em stock, de onde distribuímos para Portugal, Espanha, França, Reino Unido e resto da Europa.
H: Qual o peso da actividade internacional no negócio?
H.D.: O negócio internacional representa mais de 70% das vendas. Os principais mercados são Espanha e França, os quais trabalhamos desde a abertura da empresa.
H: O posicionamento da empresa é o mesmo lá fora?
H.D.: Sim, a estratégia é a mesma. Queremos ser os mais competitivos em preço com as entregas mais rápidas. Todas as vendas são processadas online e a estratégia comercial não contempla canal tradicional.
A equipa de apoio ao cliente é toda nativa, para cada mercado contamos com pessoas de cada um desses países para dar assistência aos clientes e utilizamos empresas de transporte especializadas nas entregas nesse mercado.
H: Projectam avançar para novos países?
H.D.: Contamos desenvolver a prazo o mercado holandês e belga, contudo à medida que a esfera de acção vai aumentando a competitividade nas entregas vai ficando mais difícil de gerir.
Para já, queremos fortalecer as posições nos mercados onde estamos activos e mais tarde abrir novas oportunidades.
H: Qual é o vosso produto estrela?
H.D.: O produto estrela são as cadeiras de escritório onde desenvolvemos directamente a produção e temos preços inacreditáveis.
H: Têm projectos na calha?
H.D.: Sim, num futuro próximo pretendemos transformar a compra de material de escritório num processo divertido porque ao longo dos tempos verificámos que as pessoas consideram a compra de economato pouco interessante. Essas novidades serão apresentadas nos próximos seis meses.
H: Qual o volume de negócios da Superofi em 2010?
H.D.: Foi de 250 mil euros e contamos crescer em 2011 e nos próximos 2 anos a uma taxa de 50% ao ano.