Amanhã no Hipersuper: As principais conclusões do Retail Loyalty Congress
Nesta edição do Hipersuper: conclusões do Retail Loyalty Congress, ranking da APED, boas práticas da Sonae, Widecoverage, análise Kantar Worldpanel (detergentes loiça), Feira de Vinhos Auchan, Conselho dos Notáveis.
Hipersuper
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Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para as principais conclusões apresentadas no Retail Loyalty Congress. No dois dias de congresso em Bona (Alemanha), os especialistas, em vez de dar dicas como fidelizar o consumidor, tentaram explicar como é que esse mesmo consumidor se comporta actualmente para, posteriormente, cada retalhista/marca ir para o terreno e tentar perceber como é o seu consumidor e o que fazer para atrai-lo.
Certo é que o consumidor tornou-se imprevisível, não é fiel, não confia à primeira num retalhista ou marca, tornou-se “dependente” da tecnologia, procura opiniões entre os seus pares e quer ser “mimado”. A mensagem deixada no final: “fidelidade não é exclusividade”.
Na secção “Retalho”, destaque, também, para o ranking da distribuição referente ao ano 2010 apresentado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) que mostrou que o sector cresceu 6% no exercício passado, alcançando o volume de negócios 15,7 mil milhões de euros, representando já 9,1% do PIB nacional.
Ainda no “Retalho”, entrevistámos Pedro Sá, Director de Relações Institucionais da Sonae, por causa da recente distinção obtido das boas práticas do grupo pelo EuroCommerce, tornando-se a 6.ª empresa com maior número de projectos reconhecidos pela associação europeia de retalhistas e grossistas.
Para fechar o “Retalho”, damos a conhecer a Widecoverage, empresa que nasceu este ano para apoiar as empresas portuguesas nos negócios internacionais. Com escritórios no Brasil e em Cabo Verde, a Widecoverage vai formar “joint-ventures” em Moçambique e na China já em 2012.
Na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de “detergentes loiça”. Segundo a consultora, a categoria tem conseguido crescer em valor nos últimos tempos de forma sustentada, sendo que grande parte desta evolução positiva tem sido feita através de “detergentes loiça máquina”.
Nos “Vinhos”, entrevistámos Vasco Guerreiro, Gestor de Produto da Auchan Portugal, que nos fez um balanço da Feira de Vinhos que o retalhista realizou recentemente.
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a fidelidade do consumidor e a importância das novas tecnologias, as conclusões do Observador Cetelem que revela que 90% dos portugueses privilegia a experimentação dos produtos antes da compra, além da importância de um líder numa empresa e efeitos do seu desaparecimento, e a velha questão das feiras.
Os artigos de opinião ficaram a cargo de Pedro Barbosa (EGP-UPBS), “ Gestão Integrada”; Nuno Borlão (Diversey), “Crise: uma oportunidade para racionalizar”; José Pi9nto Gaspar (CVR Tejo), “As regiões vitivinícolas”; Pedro Fernandes (Edigma), “The red queen effect”; e Cláudia Sá (Hays), “Redes sociais e profissionais – fomente o seu network!”.