Redes sociais aumentam influência na decisão de compra
Um novo estudo referente aos hábitos de compra dos consumidores nos canais de retalho, concluiu que as redes sociais estão a influenciar decisivamente as decisões de compra. Os dispositivos móveis são os principais impulsionadores deste comportamento
Victor Jorge
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O estudo patrocinado pela IBM concluiu que os consumidores estão a utilizar as redes sociais de modo cada vez mais sofisticado, procurando produtos, preços, promoções e comentários de outros consumidores para validar as suas próprias decisões de compra, adiantando o estudo ainda que este comportamento está a influenciar as compras em todos os canais de venda e não só online.
50% dos inquiridos com idades entre os 16 e 64 anos com acesso à Internet, utiliza as redes sociais como auxiliar nas suas decisões de compra e dos que aceitaram seguir um retalhista numa qualquer rede social, 35% admitiram a utilização das plataformas sociais para ler os comentários e catalogar produtos e serviços. Além disso, 25% dos adultos ouvidos consideraram importante a utilização das redes sociais como um auxiliar nas decisões de compra.
Deste mesmo grupo, 57% admitiram que a razão mais provável para “gostar” de um retalhista num qualquer rede social é a possibilidade de receber experimentações gratuitas de produtos ou cupões de desconto. Na altura de realizar a compra, cerca de quatro em cada 10 destes utilizadores adultos da Internet afirmaram que continuariam, contudo, a comprar o produto numa loja física.
David Hogg, commerce solutions regional leader na IBM, refere no documento que revela as conclusões deste estudo que “as redes sociais proporcionam uma nova janela de oportunidade para os retalhistas poderem oferecer uma experiência mais pessoal através de diversos canais. Ao analisar o aproveitamento em tempo real dos clientes nas redes sociais, os retalhistas poderão actuar relativamente ao que se está a passar e a dizer no momento, disponibilizando uma oferta personalizada em termos de marketing de acordo com o perfil, preferências e decisões de compra do consumidores, ajudando, assim, a maximizar as suas receitas”.
Outras das conclusões a que este estudo chegou prende-se com o desejo crescente por parte do consumidor em efectuar as suas compras nos dispositivos móveis. 51% dos adultos que estão online afirmaram já ter efectuado uma compra através do telemóvel, com 67% dos consumidores a constatar que é muito importante conseguir efectuar uma encomenda.
O estudo concluiu ainda que os telemóveis apresentam-se cada vez mais como uma forma de oferecer oportunidades de receitas adicionais através de promoções e compras de último minuto com 68% dos inquiridos a concordar que a comparação de preços nos dispositivos móveis é importante ou muito importante.
“Está claro que os dispositivos móveis não são mais apenas um ecrã de visualização ou catálogo digital – existe uma crescente aceitação de compras através dos telemóveis. Ao ligarem-se a esses clientes através de seu canal preferido, os retalhistas também precisam ter certeza de que possuem os meios para gerir eficaz e eficientemente o seu fornecedor e parceiro comercial na rede para garantir que estes tenham os produtos na hora e lugar certos para ir ao encontro das exigências dos consumidores”, concluiu Hogg.
O estudo foi realizado a 4.000 adultos em França, Alemanha e Itália com acesso à Internet.