Bricolage imune à crise em 2011
Apesar do contexto económico desfavorável em Portugal, o mercado de bricolage resistiu em 2010 e prevê-se que também passe ao lado da crise em 2011
Rita Gonçalves
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Apesar do contexto económico desfavorável em Portugal, o mercado de bricolage resistiu em 2010 e prevê-se que também passe ao lado da crise em 2011.
De acordo com o Caderno de Mercados do Observador Cetelem, as intenções de compra para 2011 mantêm-se nos 16%, em linha com o ano anterior.
Portugal encontra-se no terceiro lugar do pódio dos gastos médios por família no mercado da bricolage (€509). O primeiro lugar é ocupado pela Alemanha (1.077€) e o segundo pela França (€685).
No entanto, a análise às despesas em rendimentos equivalentes (riqueza em paridade com o poder de compra), diz que Portugal é o segundo país (entre os países europeus analisados) com mais gastos no sector (588€), só ultrapassado pela Alemanha (803€).
Segundo Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal, “o mercado da bricolage tem vindo a crescer nos últimos anos. Ao contrário de outros mercados, este tem evoluído gradualmente e não tem registado quebras. Em tempos de crise, a habitação torna-se prioritária. O mercado da bricolage beneficia desta tendência”.
As análises e previsões do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE.