Zetes acelera expansão africana com compra da ProScan
A Zetes deu mais um passo na expansão africana com compra da sul-africana ProScan.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Presente no mercado africano há vários anos, através das suas actividades no âmbito da Identificação de Pessoas, a Zetes adquiriu a ProScan, uma empresa da África do Sul líder no campo da cadeia de abastecimento, introdução automática de dados e soluções de mobilidade.
O grupo Zetes alarga, assim, a sua cobertura geográfica no âmbito das suas soluções de Identificação de Bens a um novo continente, detendo a ProScan cerca de 170 funcionários em quatro instalações (Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban e Port Elizabeth).
Andrew Fosbrook, director-geral do grupo ProScan, admitiu estar satisfeito com a junção à Zetes, admitindo, em comunicado que “as nossas duas empresas oferecem os seus serviços ao mesmo tipo de clientes e partilham a mesma visão de negócio. A Zetes oferece-nos o acesso aos seus conhecimentos, experiência e competências em termos de tecnologias e soluções, que se contam entre as mais avançadas do mundo. Em particular, esperamos beneficiar das fortes competências do Grupo no campo do reconhecimento de voz e da impressão/afixação de etiquetas, para impulsionar o nosso progresso”.
Já Alain Wirtz, CEO da Zetes, afirma que “a ProScan oferece uma base de operações sólida em África para as soluções de Identificação de Bens da Zetes. Existe, neste continente, uma grande procura por soluções de rastreabilidade, em particular para monitorizar matérias-primas. Esta é uma região em forte desenvolvimento, que oferece um importante potencial ao grupo. A África representa uma expansão natural para a Zetes, que já detém uma forte presença em Identificação de Pessoas. A África do Sul constituiu uma base ideal para ficar a conhecer toda a região sul do continente. A ProScan possui uma equipa sólida, com experiência em identificação automática, e é considerada líder de mercado. A seu tempo, esta subsidiária também poderá servir de base africana para expandir o negócio da Identificação de Pessoas. Estamos muito satisfeitos por acolher a equipa da ProScan no grupo e desejamos poder continuar a trabalhar juntos para promover o seu sucesso e progresso.”
De referir que, em 2010, a ProScan alcançou um volume de negócios de 15 milhões de euros, com um EBITDA de cerca de 1 milhão de euros. A aquisição da empresa isenta de dívidas totalizou os 5,2 milhões de euros. A transacção entrará em vigor no dia 1 de Julho de 2011 e as receitas e resultados da ProScan, que irá operar com o nome ZetesProScan, irão contribuir para os resultados do grupo a partir do segundo semestre de 2011.