Portugal com indicadores positivos nas vendas a retalho
OS mais recentes indicadores do Eurostat mostram que as vendas no retalho português tiveram uma performance positiva no mês de Abril’11 vs Março’11. Na comparação anual, contudo, o comportamento nacional ficou em campo negativo.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Os dados divulgados hoje [Terça-feira] pelo gabinete estatístico europeu – Eurostat – indicam que Portugal regressou aos números positivos no que diz respeito às vendas no retalho. Os números avançados pelo Eurostat dão conta que as vendas no retalho em Portugal cresceram 2,9% no mês de Abril 2011 face ao mês anterior de Março, constituindo o nosso País o terceiro no ranking dos Estados-membros com resultados positivos.
Globalmente, o Eurostat informa que, em Abril de 2011, comparado com o mês de Março do mesmo ano, as vendas no retalho cresceram 0,9% na zona euro e 1,1% na UE27, depois de ter registado, em Março de 2011, uma quebra de 0,9 e 0,8%, respectivamente.
No segmento “alimentar, bebidas e tabaco”, as vendas de Abril 2011 indicam uma subida de 0,7% na zona euro face ao mês anterior, enquanto na UE27 o crescimento foi de 1,6%. Os indicadores do Eurostat mostram ainda que as vendas no sector não alimentar também evoluíram, 0,8 e 1,3%, respectivamente.
Entre os Estados-Membros com melhores resultados aparecem, além da subida de 2,9% já referida de Portugal, a Dinamarca (+4,3%), Estónia (+3,3%) e Luxemburgo (+2,5%). No campo oposto, os resultados negativos registados por Malta (-2,8%), Roménia (-1,8%) e Letónia (-1%) colocam estes três países no topo dos “perdedores”.
Já numa comparação anual (Abril 2011 versus Abril 2010), os dados do Eurostat apontam para um aumento das vendas no retalho de 1,1% na zona euro e de 1,9% na UE27. No sector “alimentar, bebidas e tabaco” os números mostram uma subida de 1,2% na zona euro e de 1,8% na UE27, sendo que o sector não alimentar regista evoluções ainda maiores: 1,8 e 2,7%, respectivamente.
Entre os Estados-Membros com melhor performance estão a Estónia (+9,5%), Luxemburgo (+9,4%) e Lituânia (+7,3%). Já nos países que registaram quebras nas vendas no retalho, destaque para Malta (-8%), Roménia (-6,3%) e Portugal (-4%).