Portugueses dados à experimentação de novos vinhos
Segundo o barómetro GfKTrack.Wine, novo projecto da GfK Metris para monitorizar o sector do vinho em Portugal, os portugueses revelaram apetência para experimentar novos vinhos. Certo é que o tinto continua no topo das preferências.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O barómetro GfKTrack.Wine, novo projecto da GfK Metris para monitorizar o sector do vinho em Portugal, concluiu que mais de metade da população nacional assume-se como consumidora de vinho, sendo que 87% revelaram-se consumidores de tinto, confessando ainda que gostam de experimentar novas marcas e produtos.
A entrada de novos produtos e novas marcas, bem como o relançamento de marcas históricas, tem provocado uma especialização notável e uma crescente atenção de gestores e enólogos ao marketing mix das suas marcas, aponta o barómetro GfKTrack.Wine que vem responder às recentes evoluções do sector vitivinícola, uma indústria crescente em Portugal.
Este estudo revela tendências e preferências, e aponta o vinho tinto como sendo o mais consumido. Além disso, 44% dos consumidores de vinho tinto, na sua maioria do sexo masculino, assumem consumi-lo todos ou quase todos os dias. Já o rosé é apreciado por 16% dos consumidores.
Outra conclusão prende-se com a apetência dos portugueses para as novidades. O GfKTrack.Wine destaca as razões que conduzem à experimentação de um vinho novo ou diferente: “os consumidores procuram sabores mais agradáveis ou vinhos mais macios e suaves ou até, novas regiões de produção”.
Os locais indicados para estas novas experiências variam: o vinho tinto, em casa e durante o dia, enquanto que a escolha de um novo vinho branco acontece geralmente em dias festivos.
Através do GfKTrack.Wine sabe-se ainda que o Alentejo tem os vinhos tintos mais populares, preferidos por 62% dos inquiridos, sendo também a região de eleição para os vinhos brancos para 46% dos apreciadores.
A região vitivinícola do Minho destaca-se como sendo a mais apreciada para consumo de vinhos verdes, preferida por 59% dos inquiridos.