Portugueses dados à experimentação de novos vinhos
Segundo o barómetro GfKTrack.Wine, novo projecto da GfK Metris para monitorizar o sector do vinho em Portugal, os portugueses revelaram apetência para experimentar novos vinhos. Certo é que o tinto continua no topo das preferências.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O barómetro GfKTrack.Wine, novo projecto da GfK Metris para monitorizar o sector do vinho em Portugal, concluiu que mais de metade da população nacional assume-se como consumidora de vinho, sendo que 87% revelaram-se consumidores de tinto, confessando ainda que gostam de experimentar novas marcas e produtos.
A entrada de novos produtos e novas marcas, bem como o relançamento de marcas históricas, tem provocado uma especialização notável e uma crescente atenção de gestores e enólogos ao marketing mix das suas marcas, aponta o barómetro GfKTrack.Wine que vem responder às recentes evoluções do sector vitivinícola, uma indústria crescente em Portugal.
Este estudo revela tendências e preferências, e aponta o vinho tinto como sendo o mais consumido. Além disso, 44% dos consumidores de vinho tinto, na sua maioria do sexo masculino, assumem consumi-lo todos ou quase todos os dias. Já o rosé é apreciado por 16% dos consumidores.
Outra conclusão prende-se com a apetência dos portugueses para as novidades. O GfKTrack.Wine destaca as razões que conduzem à experimentação de um vinho novo ou diferente: “os consumidores procuram sabores mais agradáveis ou vinhos mais macios e suaves ou até, novas regiões de produção”.
Os locais indicados para estas novas experiências variam: o vinho tinto, em casa e durante o dia, enquanto que a escolha de um novo vinho branco acontece geralmente em dias festivos.
Através do GfKTrack.Wine sabe-se ainda que o Alentejo tem os vinhos tintos mais populares, preferidos por 62% dos inquiridos, sendo também a região de eleição para os vinhos brancos para 46% dos apreciadores.
A região vitivinícola do Minho destaca-se como sendo a mais apreciada para consumo de vinhos verdes, preferida por 59% dos inquiridos.