Alemanha admite pressionar UE para compensar agricultores pelos prejuízos com pepinos
Segundo o Governo espanhol, a chanceler alemã, Angela Merkel, terá concordado em pressionar as autoridades europeias para Bruxelas compensar os agricultores espanhóis.
Hipersuper
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O Governo espanhol assegura que a chanceler alemã, Angela Merkel, concordou em pressionar as autoridades europeias para Bruxelas compensar os agricultores espanhóis depois de a Alemanha ter erradamente atribuído aos pepinos espanhóis a origem de um surto infeccioso que já matou 18 pessoas na Europa (17 delas na Alemanha).
Numa nota publicada na sua página da Internet, Madrid adianta que Angela Merkel disse a José Luis Zapatero, por telefone, que lamentava os danos causados, mas considerou que as autoridades de Hamburgo que identificaram os pepinos espanhóis como a possível origem da infecção por E.Coli, agiram de acordo com a lei.
As suspeitas, que foram mais tarde desmentidas, paralisaram as exportações de frutas e vegetais espanhóis, causando prejuízos de centenas de milhões de euros aos agricultores., estimados em 200 milhões por semana.
Já ontem, o ministro da Agricultura português, António Serrano, disse que Portugal vai pedir indemnização a Bruxelas pelos prejuízos que os agricultores portugueses estão a ter com os pepinos, tendo já sido enviado um relatório sobre o impacto na agricultura portuguesa.
“Estou preocupado com isso porque numa semana já tivemos prejuízos na ordem dos dois milhões de euros”, disse ontem à TSF António Serrano, que falou ainda na dificuldade em ser restaurada a confiança dos consumidores.
*Lusa