Alemanha admite pressionar UE para compensar agricultores pelos prejuízos com pepinos
Segundo o Governo espanhol, a chanceler alemã, Angela Merkel, terá concordado em pressionar as autoridades europeias para Bruxelas compensar os agricultores espanhóis.

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Governo espanhol assegura que a chanceler alemã, Angela Merkel, concordou em pressionar as autoridades europeias para Bruxelas compensar os agricultores espanhóis depois de a Alemanha ter erradamente atribuído aos pepinos espanhóis a origem de um surto infeccioso que já matou 18 pessoas na Europa (17 delas na Alemanha).
Numa nota publicada na sua página da Internet, Madrid adianta que Angela Merkel disse a José Luis Zapatero, por telefone, que lamentava os danos causados, mas considerou que as autoridades de Hamburgo que identificaram os pepinos espanhóis como a possível origem da infecção por E.Coli, agiram de acordo com a lei.
As suspeitas, que foram mais tarde desmentidas, paralisaram as exportações de frutas e vegetais espanhóis, causando prejuízos de centenas de milhões de euros aos agricultores., estimados em 200 milhões por semana.
Já ontem, o ministro da Agricultura português, António Serrano, disse que Portugal vai pedir indemnização a Bruxelas pelos prejuízos que os agricultores portugueses estão a ter com os pepinos, tendo já sido enviado um relatório sobre o impacto na agricultura portuguesa.
“Estou preocupado com isso porque numa semana já tivemos prejuízos na ordem dos dois milhões de euros”, disse ontem à TSF António Serrano, que falou ainda na dificuldade em ser restaurada a confiança dos consumidores.
*Lusa