Alemanha admite pressionar UE para compensar agricultores pelos prejuízos com pepinos
Segundo o Governo espanhol, a chanceler alemã, Angela Merkel, terá concordado em pressionar as autoridades europeias para Bruxelas compensar os agricultores espanhóis.

Hipersuper
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
O Governo espanhol assegura que a chanceler alemã, Angela Merkel, concordou em pressionar as autoridades europeias para Bruxelas compensar os agricultores espanhóis depois de a Alemanha ter erradamente atribuído aos pepinos espanhóis a origem de um surto infeccioso que já matou 18 pessoas na Europa (17 delas na Alemanha).
Numa nota publicada na sua página da Internet, Madrid adianta que Angela Merkel disse a José Luis Zapatero, por telefone, que lamentava os danos causados, mas considerou que as autoridades de Hamburgo que identificaram os pepinos espanhóis como a possível origem da infecção por E.Coli, agiram de acordo com a lei.
As suspeitas, que foram mais tarde desmentidas, paralisaram as exportações de frutas e vegetais espanhóis, causando prejuízos de centenas de milhões de euros aos agricultores., estimados em 200 milhões por semana.
Já ontem, o ministro da Agricultura português, António Serrano, disse que Portugal vai pedir indemnização a Bruxelas pelos prejuízos que os agricultores portugueses estão a ter com os pepinos, tendo já sido enviado um relatório sobre o impacto na agricultura portuguesa.
“Estou preocupado com isso porque numa semana já tivemos prejuízos na ordem dos dois milhões de euros”, disse ontem à TSF António Serrano, que falou ainda na dificuldade em ser restaurada a confiança dos consumidores.
*Lusa