Sonae Sierra aumenta resultado líquido em 42%
A Sonae Sierra obteve resultados líquido de 10,4 milhões de euros, no 1.º trimestre de 2011, representando um crescimento de 42% face a 2010. Além dos 49 centros comerciais que gere, tem em construção investimentos na ordem dos 280 milhões de euros.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Sonae Sierra apresentou no primeiro trimestre de 2011 um Resultado Líquido de 10,4 milhões de euros, representando um aumento de 42% relativamente a igual período de 2010. Segundo a especialista em centros comerciais pertencente ao universo Sonae, a variação positiva do Resultado Líquido “foi impulsionada por um aumento de 3% do Resultado Directo e de uma melhoria de 40% do Resultado Indirecto, consequência da resiliência e melhoria da eficiência operacional dos activos, e da estabilização das taxas de capitalização (yields)”.
Durante os primeiros três meses de 2011, a área de negócio gerida por Fernando Guedes Oliveira destaca a conclusão do IPO da Sonae Brasil, a entrada em Marrocos através da prestação de serviços de desenvolvimento e gestão, bem como a venda de dois centros comerciais em Espanha – o Plaza Éboli e o El Rosal – à Doughty Hanson & Co Real Estate, mantendo a Sonae Sierra a respectiva gestão.
As contas indicam, igualmente, que o EBITDA manteve-se estável (29,2 milhões de euros, face aos 29,6 milhões apurados no mesmo período de 2010) como “reflexo dos ganhos de eficiência produzidos pelos esforços de contenção dos custos em todas as áreas da empresa”.
Com a as vendas dos lojistas a crescer 0,9% numa base comparativa, a Taxa de Ocupação Global do portfólio foi de 96,8%, um crescimento de 1,1% face ao período homólogo de 2010.
Actualmente, a Sonae Sierra tem 49 centros comerciais em operação, sendo que 28 destes se encontram fora de Portugal, mais concretamente em Espanha (9), Itália (4), Grécia (1), Alemanha (3), Roménia (1) e Brasil (10).
Além disso, a empresa tem em construção três centros comerciais que representam um investimento total de cerca de 280 milhões de euros: Uberlândia Shopping (investimento de 62 milhões de euros) e Boulevard Londrina (investimento de 88 milhões de euros), ambos no Brasil e Le Terrazze, em Itália (investimento de 125 milhões de euros). Em diferentes fases de desenvolvimento estão outros sete projectos em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.