Canal grossista enfrenta queda de 5% este ano
As vendas do canal grossista de alimentação para hotelaria vão cair 5% este ano, estima um estudo da DBK.
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Rita Gonçalves
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As previsões a curto prazo que apontam para uma descida no consumo privado em Portugal permitem antecipar igualmente um decréscimo do negócio em bares e restaurantes. Assim, um estudo da DBK estima que este ano as vendas do canal grossista de alimentação para hotelaria caiam 5%.
Em 2009, as vendas desceram 4,6%, num contexto de declínio da conjuntura económica e contracção de gastos fora de casa, em especial em bares e restaurantes. No entanto, no ano passado, as vendas grossistas de alimentação e bebidas para hotelaria cresceram 0,8% para 1.260 milhões de euros.
O comércio de produtos de alimentação representa 57% do total (718 milhões de euros), correspondendo o restante (43%) à venda de bebidas.
Os estabelecimentos cash & carry alcançaram uma facturação consolidada de 2,375 mil milhões de euros no passado exercício, mais 1,1% do que em 2009. Este tipo de estabelecimentos aumentou também a penetração no canal de hotelaria durante os últimos anos, em detrimento dos grossistas tradicionais.
No final de 2008, o número de grossistas de alimentação para hotelaria com actividade no mercado português situava-se em 9.150. O sector é constituído sobretudo por pequenas empresas e empresários em nome individual que actua à escala local.
O Norte é a região com maior número de empresas, reunindo 27% do total nacional. Segue-se a região Centro e a de Lisboa, ambas concentram perto de 80% dos grossistas do sector.